Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2026

Noticias

Sicredi: confira dicas para declarar; não deixe para última hora

25 de Março de 2024 as 07h 16min

Associados Sicredi podem destinar parte do imposto a ser pago a municípios que têm projetos do Programa A União Faz A Vida – Foto: Divulgação

É chegada a hora de acertar as contas com o Leão. Em 2024, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRF) traz algumas particularidades. O prazo para envio das informações ao Fisco foi aberto na última sexta (15) e o programa pode ser baixado no site da Receita Federal.

Os contribuintes têm até dia 31 de maio para enviar a declaração. Os associados do Sicredi que ainda não separaram os documentos já podem consultar o informe de rendimentos emitido pela instituição financeira cooperativa por meio do Internet Banking, Aplicativos Sicredi e Sicredi X, ou WhatsApp.

Quanto mais cedo a declaração for enviada à receita federal, maior a chance de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. É importante que os associados informem a conta do Sicredi na declaração, para que os recursos sejam depositados nela.

Conforme Medida Provisória editada pelo governo federal em fevereiro deste ano, a faixa e renda isenta do imposto de renda foi ampliada. Aqueles que receberam até R$ 2.824 por mês ou tiveram uma renda de até R$ 30.639,90 no ano de 2023, estão desobrigados a declarar. Esse valor inclui salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.

O contribuinte pode optar entre a declaração completa ou a simplificada. A primeira é direcionada para quem tem mais despesas para abater e mais de uma fonte de renda. Já a simplificada é indicada para quem tem poucos gastos e apenas uma fonte de renda.

Por meio das Leis de Incentivos Fiscais é possível destinar até 3% do imposto a ser pago para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e até 3% aos Fundos do Idoso, caso o contribuinte opte pelo modelo completo de declaração.

Os associados do Sicredi podem doar para municípios que têm projetos do Programa A União Faz a Vida cadastrados. É importante lembrar que não é possível escolher especificamente o projeto que receberá a doação, mas sim o Fundo (estadual, municipal ou nacional).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Morre motociclista ferido em acidente em Sinop; segundo em 24 horas

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 14h 18min


Com gol de pênalti, Luverdense vence o Sport Sinop e abra vantagem na semi

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 13h 19min


Mauro critica juros altos e alerta para risco fiscal

Publicado em 16 de Fevereiro de 2026 ás 12h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026