Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

Silêncio da China intriga cadeia produtiva da carne bovina

29 de Setembro de 2021 as 11h 33min

Nem os importadores chineses entendem a demora para reabertura ao produto brasileiro – Foto: Divulgação

A cadeia da carne bovina está em alerta. Após a confirmação de dois casos atípicos da doença da “vaca louca” em Minas Gerais e Mato Grosso, as projeções iniciais eram de que a China voltaria a comprar do Brasil em duas semanas, no máximo, mas a suspensão já chega a 20 dias.

O Ministério da Agricultura diz ter enviado todas as informações sanitárias que são necessárias, mas Pequim segue sem reabrir seu mercado.

“Nem mesmo os importadores chineses sabem o que está acontecendo”, afirma o analista Fernando Iglesias, da Safras & Mercado. Procurada pelo Valor, a Embaixada da China no Brasil não se pronunciou. Fontes da indústria também dizem não ter notícias sobre quando os embarques ao país asiático - que normalmente absorve cerca de 60% das exportações brasileiras - voltarão a fluir.

Para Lygia Pimentel, diretora da Agrifatto, o forte crescimento das exportações à China ocorrido no fim de agosto e também nos primeiros dias de setembro deixa uma pulga atrás da orelha. “É como se alguém já soubesse o que estava acontecendo”, diz.

Segundo a consultoria, a possibilidade mais crível é que os chineses estejam aproveitando o episódio para renegociar contratos e diminuir os preços de suas encomendas. A favor do Brasil, Iglesias lembra que os chineses não têm muitas alternativas de originação, uma vez que as ofertas de Austrália e Argentina estão limitadas. “Os Estados Unidos também não vão parar de abastecer o mercado interno para priorizar a China”, comenta.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024