Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Silos-bolsa salvam colheita de soja em MT

31 de Março de 2025 as 06h 20min

Alternativa foi encontrada na região do Vale do Araguaia – Foto: Divulgação

Produtores da região do Vale do Araguaia estão apelando para o uso de silo-bolsa para armazenar a produção de soja 2024/25. A alternativa foi buscada diante do excesso de chuvas nos primeiros meses de 2025 e, principalmente, da falta de armazéns na região para guardar a produção da temporada.

Em Água Boa, pouco mais de 80% dos 230 mil hectares de soja plantados nesta temporada 2024/25 foram colhidos, conforme o Sindicato Rural.

O presidente da instituição, Geraldo Delai, relata que o clima no município segue instável, com algumas áreas registrando chuvas todos os dias, enquanto em outras não chove há 15 dias.

“Como fizemos adubação o ano passado, esse ano nós tínhamos um saldo. A produtividade aumentou, porém os preços estão menores do que no ano passado. Então a rentabilidade vai assim. Um alívio para o produtor este ano. Porém, para salvar a perda do ano passado, ainda tem muito tempo pela frente”.

Apesar de tal positividade com a produtividade, Água Boa enfrentou grandes problemas com o excesso de chuva entre janeiro e o início de fevereiro. “Nossos solos, principalmente os siltosos, tem muita tendência de atoleiros. Esse ano foi atoleiros à vontade. Quando concentra às vezes, a gente não consegue estar preparado para a colheita, pois na hora você precisa ter muitas máquinas para poder alcançar o tempo da soja, porque ela não espera”, frisa Geraldo Delai.

Assim como em Água Boa, os trabalhos em Canarana também estão na casa dos 80% da área destinada para a soja colhida.

“Mato Grosso quando resolve chover, chove mesmo. E enfrentamos anos aí com muita dificuldade, só que em anos atrás plantávamos com uma velocidade bem menor, a safra era bem mais longa. Então acabava que às vezes não pegava um volume tão grande. Hoje não, a nossa capacidade de plantio é muito mais rápida”, pontua o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Lino Costa.

Nesta safra 2024/25 Canarana semeou quase 80% da soja em cerca de 20 dias. “Hoje se nós não fizermos duas safras aqui no nosso estado, com uma safra só fica difícil de você sobreviver. Nossa região é uma região que acontece muitos pontos de brejar as áreas que umedecem bastante e essas máquinas grandes quando atolam, tanto pulverizador quanto colheitadeira, é uma operação muito complicada para tirar. Isso gera um custo muito alto para fazer”, diz.

Além das chuvas e custos, na região do Vale do Araguaia os produtores enfrentam ainda problemas quanto a falta de capacidade de armazenagem da produção. Isso porque tal capacidade não consegue acompanhar o crescimento da produção.

A situação, conforme o presidente do Sindicato Rural de Canarana, se agrava quando há situações de concentração da colheita diante do excesso de chuvas.

“Nós já temos uma deficiência grande de armazéns, então quando a soja está úmida, as filas crescem ainda mais. A capacidade de armazenagem subiu um pouco, mas o problema é a capacidade de secagem do grão. As filas se ocasionam na hora que começam esses transtornos de chuvas. Temos deficiência de caminhão, muita gente colocando a soja em silo-bolsa, colocando a soja em barracões. É uma operação com bastante trabalho para poder finalizar essa safra já com algumas perdas de soja avariada”.

“Mesmo se aumentarmos dois, três armazéns dentro do município de Canarana, o atual ritmo de colheita que o produtor vem imprimindo com o aumento de máquinas, que tem ano a ano, é muito grão e os armazéns não tem condição de receber tanto grão”.

O tempo extenso de espera nas filas em armazéns para descarregar também é destacado pelo caminhoneiro Omar Ivo Praz. “Tem gente que fica dois dias, três dias e depende da qualidade da soja. A vantagem é se você está por mês. Se você estiver em uma fila você está ganhando, agora o cara que não ganha por mês, que ganha por tonelada ou por saca, ele na fila não está ganhando”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025