Noticias
Silos-bolsa salvam colheita de soja em MT
31 de Março de 2025 as 06h 20min

Produtores da região do Vale do Araguaia estão apelando para o uso de silo-bolsa para armazenar a produção de soja 2024/25. A alternativa foi buscada diante do excesso de chuvas nos primeiros meses de 2025 e, principalmente, da falta de armazéns na região para guardar a produção da temporada.
Em Água Boa, pouco mais de 80% dos 230 mil hectares de soja plantados nesta temporada 2024/25 foram colhidos, conforme o Sindicato Rural.
O presidente da instituição, Geraldo Delai, relata que o clima no município segue instável, com algumas áreas registrando chuvas todos os dias, enquanto em outras não chove há 15 dias.
“Como fizemos adubação o ano passado, esse ano nós tínhamos um saldo. A produtividade aumentou, porém os preços estão menores do que no ano passado. Então a rentabilidade vai assim. Um alívio para o produtor este ano. Porém, para salvar a perda do ano passado, ainda tem muito tempo pela frente”.
Apesar de tal positividade com a produtividade, Água Boa enfrentou grandes problemas com o excesso de chuva entre janeiro e o início de fevereiro. “Nossos solos, principalmente os siltosos, tem muita tendência de atoleiros. Esse ano foi atoleiros à vontade. Quando concentra às vezes, a gente não consegue estar preparado para a colheita, pois na hora você precisa ter muitas máquinas para poder alcançar o tempo da soja, porque ela não espera”, frisa Geraldo Delai.
Assim como em Água Boa, os trabalhos em Canarana também estão na casa dos 80% da área destinada para a soja colhida.
“Mato Grosso quando resolve chover, chove mesmo. E enfrentamos anos aí com muita dificuldade, só que em anos atrás plantávamos com uma velocidade bem menor, a safra era bem mais longa. Então acabava que às vezes não pegava um volume tão grande. Hoje não, a nossa capacidade de plantio é muito mais rápida”, pontua o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Lino Costa.
Nesta safra 2024/25 Canarana semeou quase 80% da soja em cerca de 20 dias. “Hoje se nós não fizermos duas safras aqui no nosso estado, com uma safra só fica difícil de você sobreviver. Nossa região é uma região que acontece muitos pontos de brejar as áreas que umedecem bastante e essas máquinas grandes quando atolam, tanto pulverizador quanto colheitadeira, é uma operação muito complicada para tirar. Isso gera um custo muito alto para fazer”, diz.
Além das chuvas e custos, na região do Vale do Araguaia os produtores enfrentam ainda problemas quanto a falta de capacidade de armazenagem da produção. Isso porque tal capacidade não consegue acompanhar o crescimento da produção.
A situação, conforme o presidente do Sindicato Rural de Canarana, se agrava quando há situações de concentração da colheita diante do excesso de chuvas.
“Nós já temos uma deficiência grande de armazéns, então quando a soja está úmida, as filas crescem ainda mais. A capacidade de armazenagem subiu um pouco, mas o problema é a capacidade de secagem do grão. As filas se ocasionam na hora que começam esses transtornos de chuvas. Temos deficiência de caminhão, muita gente colocando a soja em silo-bolsa, colocando a soja em barracões. É uma operação com bastante trabalho para poder finalizar essa safra já com algumas perdas de soja avariada”.
“Mesmo se aumentarmos dois, três armazéns dentro do município de Canarana, o atual ritmo de colheita que o produtor vem imprimindo com o aumento de máquinas, que tem ano a ano, é muito grão e os armazéns não tem condição de receber tanto grão”.
O tempo extenso de espera nas filas em armazéns para descarregar também é destacado pelo caminhoneiro Omar Ivo Praz. “Tem gente que fica dois dias, três dias e depende da qualidade da soja. A vantagem é se você está por mês. Se você estiver em uma fila você está ganhando, agora o cara que não ganha por mês, que ganha por tonelada ou por saca, ele na fila não está ganhando”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Cenário econômico: instabilidade obriga produtor a fazer bem a lição de casa
Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 13h 17min
Sonda da NASA fica pertinho do Sol e sobrevive para contar história
Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 12h 10min
Cotações do algodão apresentam alta e fecham acima de U$c 70/lp
Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 11h 11min