Noticias
Sindibio-MT e Fiemt lançam vídeos sobre produção e uso do biodiesel
16 de Fevereiro de 2024 as 08h 43min

Além de desempenhar papel fundamental na transição energética, a crescente produção de biodiesel impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso ao promover a agregação de valor na indústria de alimentos, ampliação de pesquisas acadêmicas, fomento ao desenvolvimento local e geração de empregos.
Mato Grosso é um dos maiores produtores mundiais de biodiesel e pela abundância de matéria-prima, sobretudo pela grande produção de soja, tem cada vez ganhado mais destaque na fabricação desse biocombustível que tem sido essencial para a substituição dos combustíveis fósseis.
Para esclarecer mitos, combater mensagens falsas e trazer informações de confiança sobre a produção e uso desse combustível renovável, o Sindicato das Indústrias de Biodiesel de Mato Grosso (Sindibio MT) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) produziram uma série de vídeos que aborda desde o processo de produção até o uso no tanque dos veículos.
O renomado professor e pesquisador Donato Aranda, mestre e Ph. D em Engenharia Química e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) há 26 anos, é o especialista que responde 12 grandes questões sobre o biodiesel.
Em cada episódio, o professor esclarece muitos mitos que ganharam grande visibilidade na internet e comprova como a produção de biodiesel revoluciona a indústria de alimentos e impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável.
Com a crescente demanda por alternativas aos combustíveis fósseis, o biodiesel tem se destacado como uma solução viável e ambientalmente amigável. O Professor Donato Aranda, em seus vídeos, destaca a relevância desse biocombustível na redução das emissões de gases de efeito estufa e no combate às mudanças climáticas.
Uma das áreas no qual o biodiesel exerce um impacto significativo é na indústria de alimentos. O professor Aranda explica como a produção de biodiesel a partir de matérias-primas como óleos vegetais e gorduras animais cria uma demanda adicional para esses produtos, beneficiando assim os agricultores e pecuaristas locais. Além disso, a utilização de subprodutos da indústria alimentícia na produção de biodiesel contribui para a redução do desperdício e para a economia circular.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min