Noticias
Sindicato aprova greve em escolas de Lucas por tempo indeterminado
28 de Fevereiro de 2025 as 04h 56min

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso (Sintep-MT) de Lucas do Rio Verde aprovou, nesta semana, greve por tempo indeterminado na rede municipal de educação. Na reunião, ficou definido que a paralisação começaria nessa sexta-feira (28), no entanto, decidiram alterar a data para depois do Carnaval.
O Sindicato assegurou que as aulas serão repostas integralmente ao fim da greve, cumprindo o calendário letivo.
De acordo com o Sintep, a decisão foi tomada após os profissionais terem rejeitado, por unanimidade, as respostas da prefeitura às reivindicações da categoria, como reajuste salarial. Os professores alegam que as negociações não avançaram e que nenhuma proposta apresentada pela administração pública atendeu “minimamente” às demandas da educação.
Outras reivindicações dos professores são: recomposição do magistério; plano de concessão de licença-prêmio; reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); jornada única de 30 horas; melhoria da infraestrutura das escolas; participação do sindicato nas decisões legislativas; garantia de reposição sem corte de ponto.
Segundo o Sindicato, a paralisação será feita de forma pacífica e organizada, com um plano de contingência para manter 30% dos profissionais em atividade, garantindo o atendimento essencial nas escolas.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde emitiu nota esclarecendo que, “a exemplo do Governo do Estado de Mato Grosso, a Revisão Geral Anual para todos os servidores públicos municipais será de 4,83%. A medida leva em consideração o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses e respeita a capacidade financeira do Município”.
Além da recomposição, “os servidores terão 12% de aumento no auxílio-alimentação, passando dos atuais R$ 562,50 para R$ 630. Tanto o RGA quanto o auxílio-alimentação já foram aprovados pela Câmara de Vereadores e sancionados pelo Município”.
Segundo a nota, “todas as pautas apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) ao prefeito em exercício Joci Piccini, durante a paralisação nesta segunda-feira (24), foram devidamente respondidas em ofício, que pode ser acessado em anexo a esta nota”.
A Administração Municipal ainda reitera que “mantém diálogo aberto com todos os profissionais da Educação. Com o Sintep, a conversa acontece por meio de ofício, os quais TODOS, até hoje, foram respondidos e esclarecido”s.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Conheça a arma que desliga drones como se fosse o Wi-Fi da sua casa
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 12h 02min
Barra do Garças consolida vocação mística e atrai milhares com turismo ufológico
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 10h 03min
Comissão irá debater revitalização da Avenida Júlio Campos em Sinop
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 08h 01min