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Quinta Feira, 24 de Julho de 2025

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Sinfra inicia manutenção na MT-140 entre Campo Verde e S.R. Trivelato

22 de Maio de 2025 as 05h 09min

Manutenção na MT-140 entre Campo Verde e Santa Rita do Trivelato – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) começou nesta semana uma operação de manutenção e conservação na rodovia MT-140, no trecho entre os municípios de Campo Verde e Santa Rita do Trivelato. A ação tem como objetivo garantir mais segurança e melhores condições de tráfego para os usuários da via.

“Com o aumento da produção na região, a MT-140 passou a ter um perfil de transporte de carga semelhante ao de uma rodovia federal. Essa manutenção vai garantir que no período da seca as condições do trânsito sejam melhores”, afirma a secretária adjunta de Obras Rodoviárias da Sinfra-MT, Nivia Calzolari.

Ela lembra que a manutenção só pode iniciar com o fim do período chuvoso no estado e seguirá pelos próximos dias. O Governo de Mato Grosso asfaltou 281 km da MT-140 e construiu quatro pontes de concreto ao longo do trajeto. Por conta dos investimentos, a rodovia se tornou uma rota estratégica para o escoamento da produção, conectando diretamente a região de Sorriso à região de Campo Verde, sem a necessidade de utilização da BR-163.

No entanto, com as obras na BR-163, a MT-140 passou a ser utilizada como desvio, recebendo um tráfego intenso de veículos pesados — mais de 1,2 mil caminhões por dia. O aumento repentino no fluxo, aliado ao período prolongado de chuvas, que chegou há quase oito meses, acelerou o processo de desgaste do pavimento.

Por todas essas razões, o Governo do Estado prevê a concessão deste trecho da MT-140 à iniciativa privada, como forma de garantir a manutenção contínua. O leilão da rodovia está previsto para o início de agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo.

OUTRAS OBRAS

A Sinfra-MT também realiza investimentos para melhorar infraestrutura da capital. Entre elas o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande, cujas obras foram iniciadas em 2006 (!!!) e paralisadas em 2011, sendo retomadas pela atual gestão em 2021, após a solução de entraves jurídicos. A primeira fase da obra está orçada em R$ 206 milhões, financiada por Estado e União. Terá 21,5 km de extensão, incluindo viadutos, pontes e passagens de nível, facilitando o escoamento do tráfego pesado e reduzindo congestionamentos urbanos. Até o momento, 38% do contrato foi executado.

O Complexo Viário do Leblon é um conjunto de intervenções viárias em Cuiabá, projetado para melhorar o fluxo de veículos na Avenida Miguel Sutil e seu entorno. Com investimento de R$ 67,6 milhões do Governo de Mato Grosso, a obra inclui a construção de uma nova trincheira no acesso ao Jardim Leblon, a ampliação das pistas do viaduto sobre a Avenida do CPA e a implantação de um túnel.

Nova ligação viária entre Cuiabá e Várzea Grande, conectando os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago. Com 390 metros de extensão e um investimento de R$ 40,4 milhões, a ponte está pronta. O Governo também está construindo o acesso à estrutura, com 3,29 km e R$ 36 milhões de investimento, obra que está na fase final. A Sinfra-MT também está instalando a iluminação pública, em um investimento de R$ 1,3 milhão, totalizando R$ 77,7 milhões. A ponte será a sexta travessia sobre o Rio Cuiabá, beneficiando mais de 100 mil moradores da região.

A Avenida Parque do Barbado é uma nova via em Cuiabá, com 700 metros de extensão, projetada para melhorar a mobilidade urbana ao conectar as Avenidas das Torres e Archimedes Pereira Lima.

Para fechar, a MT-400, conhecida como antiga Estrada da Guia, está sendo pavimentada em um trecho de 19 km entre a região do Sucuri e a MT-010, próximo ao Distrito de Nossa Senhora da Guia. Com investimento de R$ 18,5 milhões do Governo de Mato Grosso, a obra está com 94% de execução. Além de melhorar a infraestrutura da zona rural de Cuiabá, a pavimentação facilitará o transporte de mercadorias e beneficiará comunidades como Bandeira, Tarumã e Sucuri.

Fonte: DA REPORTAGEM

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