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Sinop é destaque no ensino médio
15 de Agosto de 2025 as 06h 15min

O desempenho das escolas públicas de Mato Grosso apresentou avanço significativo no ranking nacional de educação básica. Algumas regiões do estado se destacaram em diferentes etapas de ensino, revelando onde o aprendizado avançou mais rápido. A avaliação leva em conta testes e questionários aplicados periodicamente em todo o país.
Mato Grosso registrou crescimento expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, passando da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional. O avanço foi medido a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, ONDE dados mais recentes apontam desempenhos de destaque em várias Diretorias Regionais de Educação.
Nos anos finais do ensino médio, a DRE de Sinop obteve o melhor resultado do estado, seguida por Alta Floresta, Matupá, Rondonópolis e Tangará da Serra. A unidade regional de Sinop abrange ainda outros 16 municípios: Boa Esperança do Norte, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itaúba, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Tabaporã e Vera.
No caso dos anos finais do ensino fundamental, a liderança ficou com a DRE de Barra do Garças. Logo atrás aparecem Alta Floresta, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop. Esses resultados revelam um padrão de bom desempenho em regiões que conseguiram consolidar práticas pedagógicas mais efetivas e manter continuidade em seus projetos educacionais.
Os dados do Saeb, elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), resultam de avaliações aplicadas a cada dois anos. O processo envolve provas padronizadas e questionários respondidos por estudantes e profissionais da educação. As informações coletadas permitem traçar diagnósticos sobre a qualidade do ensino, identificar fragilidades e orientar políticas públicas.
Especialistas apontam que o avanço de Mato Grosso no Ideb é reflexo de ações conjuntas entre Estado e municípios, com investimentos em infraestrutura, formação continuada de professores e monitoramento constante dos indicadores de aprendizagem. Ainda assim, o desafio para manter e ampliar esses resultados permanece, especialmente nas regiões onde a melhoria é mais recente.
O governo estadual afirma que a meta agora é alcançar o grupo das cinco unidades federativas com melhor desempenho no país. A tarefa, segundo autoridades e gestores escolares, depende não apenas de recursos, mas também da capacidade de manter engajados professores, alunos e famílias.
Fonte: DA REPORTAGEM
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