Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

SINOP 46 ANOS: A solenidade de inauguração

A data de 14 de setembro foi escolhida para não culminar com o período de chuvas

14 de Setembro de 2020 as 06h 45min

Foto: Museu Histórico de Sinop

*TIAGO ALINOR HOISSA BENFICA

 

A solenidade para a inauguração de Sinop foi um evento para comemorar os grandes feitos da Colonizadora Sinop na localidade. A festa contou com desfiles, cuidadosamente planejados, presença de autoridades, missa e outros eventos. Ela ocorreu em 14 de setembro de 1974. Se ela demorasse mais alguns meses, a temporada de chuvas poderia inviabilizar as festividades.

Representada por um retângulo na cor verde, a cor da Floresta Amazônica e esquartelada em Cruz de Santo André, que evoca o cristianismo, cujos quartéis estão separados por faixas brancas sobre as faixas em azul, entrecruzadas em sentido diagonal, simbolizam a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do seu território.

O Brasão, no centro da Bandeira, para representar a Sede da Comarca; possui uma estrela em ouro que representa a empresa fundadora da cidade, a Colonizadora Sinop. Acima do Escudo, uma Coroa Mural em Prata é símbolo universal dos Brasões de Domínio portugueses.

A cor verde do escudo significa os campos e as matas. Na faixa, um ribeiro de prata aguado em azul representa o rio Teles Pires, que banha o município e estende seu nome à bacia hidrográfica. O galho de café frutado e as hastes de arroz com cachos lembram os dois primeiros produtos agrícolas comerciais cultivados em Sinop.

Na parte inferior do escudo, uma Roda Dentada simboliza a atividade industrial. Em baixo, na faixa em azul, ao lado do topônimo SINOP, à esquerda está o ano de inauguração da cidade (1974), e à direita a data da emancipação política do município (1979).

Neste ano de 2020, a Capital do Nortão completa 46 anos de fundação – vale sempre destacar: no brasão da cidade estão estampados os anos de 1974, referente ao momento em que Sinop foi oficialmente fundada, e 1979, referente à data de 17 de dezembro daquele ano, quando consolidou a emancipação político-administrativa do município de Chapada dos Guimarães – sede distante mais de 560 km da cidade no Nortão.

 

* TIAGO ALINOR HOISSA BENFICA É PROFESSOR DA SEDUC-MT, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EDELI MANTOVANI

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024