Noticias
Sinop articula avanços para agricultura familiar
03 de Setembro de 2025 as 12h 27min

O programa MT Produtivo deve ampliar as cadeias da agricultura familiar em Sinop, com recursos do Banco Mundial. O projeto prevê investimentos em agroindústria, hortifrúti, bacia leiteira e outras atividades.
Na sexta (29), lideranças políticas e representantes de instituições se reuniram para discutir os próximos passos. Entre eles estavam o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, técnicos da Empaer-MT e integrantes da Cooperativa de Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs).
Segundo Serafini, a prioridade é dar suporte às associações e cooperativas para regularizar a atuação e agregar valor à produção. “Já temos um projeto de agroindústria para a Cooperafs encaminhado junto ao Banco Mundial”, disse.
O gestor da Empaer, Thiago Tombini, avaliou que Sinop pode se tornar exemplo para o Estado. “O município tem mais de 200 mil habitantes e uma demanda crescente. O MT Produtivo pode mostrar como apoiar o agricultor familiar com eficiência”, afirmou.
Dilmar Dal Bosco ressaltou que a cidade exerce papel estratégico no norte de Mato Grosso. “Temos 600 milhões de reais do Banco Mundial para desenvolver cadeias produtivas. Queremos fortalecer o pequeno produtor e movimentar a economia regional”, destacou.
Para o presidente da Cooperafs, Luis Cortes, o momento é decisivo. “Esse apoio institucional abre novas oportunidades de mercado para agricultores familiares”, avaliou. A expectativa é que os primeiros projetos sejam protocolados ainda este ano, com impacto direto no campo e no abastecimento local.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 12h 40min
Prefeitura inicia obra da sede da Guarda Civil de Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 44min
Idosos e PCDs participam do Banho Assistido na Praia do Cortado em Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 39min