Noticias
Sinop: Avenida dos Flamboyants promete se tornar o novo corredor leste-oeste
03 de Dezembro de 2024 as 10h 52min
Flamboyants: o novo corredor logístico para Sinop, sentido leste-oeste – Foto: Fator MTNa década de 1970, Sinop havia sido projetada em formato de trapézio, em paralelo à BR-163, com sua área central retilínea e formada por 42 quadras para acomodar 20 mil habitantes. Cinquenta anos depois, sua população é 10 vezes maior.
Um dos tantos desafios do Poder Público e da iniciativa privada é manter um crescimento urbano ordenado, especialmente no que tange ao fluxo de veículos e pessoas, de uma ponta a outra da cidade.
A Avenida Governador Júlio Campos, por exemplo, foi a primeira via a passar por prolongamento no sentido leste-oeste, se tornando um corredor logístico através das avenidas Dom Henrique Froehlich (da Ingás à André Maggi) e Bruno Martini (até o Aquarela Brasil).
Mais recentemente, foi a vez da Avenida dos Tarumãs, que parte da BR-163 e seguia duplicada até a Avenida André Maggi. Entretanto, no final do ano passado, ganhou uma nova ‘mão’ até o cruzamento com a Rua das Siriemas, onde está localizado o Colégio Marista. A partir daquele trecho, a avenida “se encontrou” com trecho duplicado que atravessa o bairro Recanto Suíço e o Aquarela Brasil, onde termina – por enquanto. Agora, um novo corredor logístico está ganhando corpo: a Avenida dos Flamboyants.
Atualmente, ela inicia na BR-163 e (assim como a Tarumãs até ano passado) segue duplicada e asfaltada até a Avenida André Maggi. A partir dali, se torna mão única por mais um trecho de 200 metros na faixa norte do bairro Belo Horizonte. Ali, ainda é chamada de Estrada Mara.
TRECHOS EM PROLONGAMENTO
Algumas frentes diferentes de trabalho dão uma nova cara à avenida. Entretanto, outras frentes siguirão até próximo ao Aeroporto Municipal.
Partindo da André Maggi, sentido Aeroporto, máquinas estão trabalhando para que a Flamboyants alcance a Avenida Oscar Niemeyer (com 3 km de extensão), que promete ser uma nova rota no sentindo norte-sul de Sinop. As obras de pavimentação iniciaram ainda em 2023.
De acordo com o gestor da Bravante Urbanizadora, Júnior Magno, por enquanto, apenas uma via está sendo pavimentada, até alcançar a Oscar Niemeyer. “Esta avenida também terá uma via, por enquanto, indo da Av. Flamboyants até a ponte, que faz divisa com o Jardim Bougainville. A gente vê um papel muito importante dessas duas avenidas, não apenas para o futuro, mas para o presente”.
A etapa seguinte atravessa o Jardim de Monet, um empreendimento da Pavesi Incorporadora. O loteamento foi dividido em 10 etapas, e até o momento 4 delas foram liberadas para construção – incluindo trecho que passa pela Avenida dos Tarumãs, próximo ao Colégio Marista.
Por conta disso, a área onde a Flamboyants vai passar ainda precisa de liberação. É o que explica o arquiteto e urbanista César Gonçalves, responsável pelo projeto do Monet e atualmente presidente da Arqnorte (Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso).
“É do nosso interesse contribuir com a abertura desta via, porém, não será de forma imediata. Precisamos superar os trâmites, liberar outras etapas até alcançar o trecho por onde passará a avenida”, afirma.
A Flamboyants segue na direção do bairro Recanto Suíço, cuja estrutura de duplicação, asfalto e meio-fio já está feita para receber o prolongamento da avenida, culminando numa rotatória com a Avenida Valter Pereira Leite (que mais acima alcança as avenidas Tarumãs e Bruno Martini).
Na sequência, em trecho já transitável (apesar de ainda sem pavimentação), a Avenida dos Flamboyans chega a dois empreendimentos da JMD Urbanismo: Aquarela Brasil e Aquarela da Mata Condomínio Fechado.
Até ali, ainda é possível transitar pela Flamboyants. Dali em diante, por enquanto, o que se vê é uma área de plantio, que deve ser colhida até fevereiro/março de 2025 e, em seguida, dar espaço para o Residencial Villagio, um empreendimento da Invest Loteamentos. Dessa forma, já será possível trabalhar em mais uma etapa do prolongamento da via.
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Carlos Birches Sebrian, a implantação do loteamento vai contribuir para a expansão urbana e viária daquela região, representando inclusive um ‘desafogo’ no trânsito de Sinop no sentido leste-oeste.
“A Flamboyants é mais uma artéria, juntamente com Tarumãs e Bruno Martini. Nós entendemos que ela tem importância vital para o futuro da cidade. É uma região nobre, de condomínios fechados e bairros planejados, que deve abrigar acima de 12 mil pessoas, distribuídas nos mais de 3 mil lotes projetados”, confirma Carlos.
Segundo ele, esse ‘lado’ da cidade também deve encarar o fenômeno da verticalização, com pelo menos duas dezenas de prédios, de até 10 andares, sendo construídos em médio e longo prazo. E o limitante no número de pavimentos se dá justamente por conta da proximidade com o aeroporto.
“A cidade vai se expandindo e as pessoas querem e podem morar bem. Essa região (mais a oeste da cidade) promete atender ao público que deseja residir e também investir”, completa.
A continuação da Flamboyants avança no Residencial San Martini, cuja estrutura da via também está pronta. Em seguida, a avenida corta um novo empreendimento da JMD, que terá o nome de Hamoa.
A implantação deste novo bairro ainda está em estudos, mas já há grandes empresas preparadas para se instalar ali. Uma delas é o Hospital Santa Matilde, do médico oftalmologista Dr. Jony Rattmann. O Santo Matilde estará no futuro prolongamento das avenidas Tarumãs com Getúlio Meyer da Fonseca. “Nosso planejamento é que em 5 anos já estejamos atendendo”, destacou Dr. Jony.
Apesar de as obras estarem mais avançadas em alguns pontos em relação a outros, o crescimento organizado de Sinop passa pela expansão de vias importantes. O prolongamento da Tarumãs e da Flamboyants, somada à pavimentação e duplicação completa da Oscar Niemeyer, fará com que essas novas vias sejam verdadeiros corredores. E tudo isso num prazo máximo de até 4 anos.
“Nós temos total interesse de que essas vias (Tarumãs e Flamboyants) cheguem no Aeroporto. Elas serão vias de acesso para melhorar o fluxo das populações que, muito em breve, estarão residentes nessa região”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop, Luiz Henrique Magnani.
Além dessas avenidas citadas, está em estudo uma nova via, pensada em otimizar a ligação entre a MT-222 e a BR-163. Ela partiria de uma via próxima ao Aeroporto, terminando na Estrada Ângela, onde está localizada a Penintenciária Ferrugem, que desemboca na rodovia federal.
As obras em Sinop, dos setores público e privado, são aceleradas. Apesar de parecer distante, pensar em rotas de escoamento como alternativas não é utopia. Logo, você poderá, por exemplo, partir do aeroporto e chegar ao Estádio Gigante do Norte utilizando uma única via.
Fonte: DA REPORTAGEM - Fator MT
Veja Mais
Via Brasil BR-163: programação semanal de obras nas BRs 163 e 230
Publicado em 03 de Dezembro de 2024 ás 17h 01min
Show Safra MT terá ampliação dos núcleos temáticos na edição 2025
Publicado em 03 de Dezembro de 2024 ás 14h 55min
Produção de etanol de milho em MT deve crescer 10,03% na safra 24/25
Publicado em 03 de Dezembro de 2024 ás 13h 55min