Noticias
Sinop: dia de campo aborda a produção de leite em MT
04 de Fevereiro de 2025 as 09h 10min
Evento será na próxima quinta – Foto: DivulgaçãoNa próxima quinta (6), a Embrapa Agrossilvipastoril e a cooperativa Coopernova promovem a segunda edição do Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira em Sistemas Integrados de Produção (ILPF). O evento será no campo experimental da Embrapa, em Sinop, com início às 13h.
O dia de campo é parte da parceria de cooperação técnica entre as instituições e visa levar aos produtores de leite, profissionais de assistência técnica e estudantes informações que auxiliem a melhoria da produção leiteira em Mato Grosso.
A programação contará com palestras abordando temas de interesse do produtor, como qualidade do leite, manejo de forrageiras do tipo Panicum maximun, genética do rebanho e uso de sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na pecuária leiteira. As inscrições para o dia de campo são gratuitas e podem ser feitas de forma antecipada preenchendo este formulário.
Após a abertura do evento, os participantes serão divididos em três grupos e farão um circuito com três estações. Em uma delas, o analista da Embrapa Orlando Oliveira Júnior vai falar e demonstrar em campo o manejo dos capins P. maximum cultivares BRS Quênia e BRS Tamani.
Em outra estação, o pesquisador Luciano Lopes apresentará um diagnóstico da pecuária leiteira em Mato Grosso e apresentará os principais resultados da produção de leite à pasto em sistemas ILPF.
Uma terceira estação contará com apresentação do médico veterinário Jeferson Cristian Machado, da Coopernova, que falará sobre a importância da qualidade do leite e projetos de incentivo à produção.
A Embrapa Agrosssilvipastoril e a Coopernova possuem um termo de cooperação técnica na qual são desenvolvidas pesquisas com pecuária leiteira em sistemas ILPF. O leite produzido é processado pela cooperativa, com sede em Terra Nova do Norte e parte dos bezerros machos são fornecidos aos produtores cooperados como forma de melhorar o rebanho na região de abrangência da cooperativa. A Coopernova, em contrapartida, mantém dois funcionários para manjo do rebanho e ordenha, e ajuda no custeio das despesas do experimento.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
O que aconteceria se colocássemos uma piscina na Lua?
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 11h 11min
Guarda de Trânsito de Sorriso acompanha retorno de atividades escolares
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 10h 06min
Mauro e pilotos fazem pré-teste da pista de kart do Parque Novo Mato Grosso
Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 08h 10min