Noticias
Sinop: dia de campo aborda a produção de leite em MT
04 de Fevereiro de 2025 as 09h 10min
Evento será na próxima quinta – Foto: Divulgação
Na próxima quinta (6), a Embrapa Agrossilvipastoril e a cooperativa Coopernova promovem a segunda edição do Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira em Sistemas Integrados de Produção (ILPF). O evento será no campo experimental da Embrapa, em Sinop, com início às 13h.
O dia de campo é parte da parceria de cooperação técnica entre as instituições e visa levar aos produtores de leite, profissionais de assistência técnica e estudantes informações que auxiliem a melhoria da produção leiteira em Mato Grosso.
A programação contará com palestras abordando temas de interesse do produtor, como qualidade do leite, manejo de forrageiras do tipo Panicum maximun, genética do rebanho e uso de sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na pecuária leiteira. As inscrições para o dia de campo são gratuitas e podem ser feitas de forma antecipada preenchendo este formulário.
Após a abertura do evento, os participantes serão divididos em três grupos e farão um circuito com três estações. Em uma delas, o analista da Embrapa Orlando Oliveira Júnior vai falar e demonstrar em campo o manejo dos capins P. maximum cultivares BRS Quênia e BRS Tamani.
Em outra estação, o pesquisador Luciano Lopes apresentará um diagnóstico da pecuária leiteira em Mato Grosso e apresentará os principais resultados da produção de leite à pasto em sistemas ILPF.
Uma terceira estação contará com apresentação do médico veterinário Jeferson Cristian Machado, da Coopernova, que falará sobre a importância da qualidade do leite e projetos de incentivo à produção.
A Embrapa Agrosssilvipastoril e a Coopernova possuem um termo de cooperação técnica na qual são desenvolvidas pesquisas com pecuária leiteira em sistemas ILPF. O leite produzido é processado pela cooperativa, com sede em Terra Nova do Norte e parte dos bezerros machos são fornecidos aos produtores cooperados como forma de melhorar o rebanho na região de abrangência da cooperativa. A Coopernova, em contrapartida, mantém dois funcionários para manjo do rebanho e ordenha, e ajuda no custeio das despesas do experimento.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min
Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min
