Noticias
Sinop Energia auxilia comunidades locais no combate a incêndios
18 de Setembro de 2024 as 05h 26min
Apoio da companhia no enfrentamento aos focos de queimadas – Foto: DivulgaçãoEm um momento que o Brasil e o mundo assistem às inúmeras cenas de queimadas por todo o país, a Sinop Energia, responsável por administrar a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, se mobiliza para auxiliar moradores locais no combate aos incêndios. A empresa colocou à disposição da população a sua Brigada de Incêndio, formada por colaboradores que trabalham na sede e na usina, de forma voluntária. Além disso, adaptou veículo próprio para a criação de um caminhão pipa, que passou a apoiar eventuais emergências.
Utilizado para transposição de peixes na UHE Sinop, o caminhão foi adaptado e possui também uma nova utilidade: combater os focos de incêndios florestais no entorno do reservatório. Agora, o veículo conta com novo sistema hidráulico, formado por bomba de auto carregamento e saída de água com mangueiras próprias. A Brigada de Incêndios da Sinop Energia recebeu treinamento para manejo das novas funções, frente às urgências cada vez mais frequentes que estão ocorrendo.
“A Sinop Energia está sempre atenta e pensando em possibilidades estratégicas de preservação do meio ambiente e bem-estar de toda a população. Não medimos esforços e fazemos tudo o que está a nosso alcance, passando a utilizar o caminhão de maneira totalmente adaptada para apoiar as inúmeras emergências e incêndios que possam ocorrer nas localidades próximas à usina”, afirma o diretor-presidente da empresa, Ramon Carvalho.
A UHE Sinop está localizada em uma área rural e com vasta vegetação. Desta forma, é necessário atenção redobrada durante o período seco. Os engenheiros florestais da companhia realizam o acompanhamento de focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente do empreendimento, por meio de imagens de satélites e dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Com a ferramenta, são gerados relatórios diários e mapas que auxiliam na apresentação do Índice de Perigo de Incêndio (IPI), fator de alerta que permite ações preventivas e protetivas das florestas. Outras práticas que apoiam o monitoramento, são as inspeções presenciais pelo reservatório e por meio de drone com objetivo de verificar ocorrências não detectadas pelo satélite.
“A partir desses dados, a equipe técnica consegue realizar análises para tomar decisões e alertar a população de municípios vizinhos à usina. Usamos placas orientativas em vários pontos de acesso às comunidades no entorno do reservatório. No entanto, a conscientização e o trabalho de todos é fundamental para a prevenção de incêndios. Praticar queimadas é crime”, explica o coordenador de meio ambiente da Sinop Energia, Dênitz Auler.
A Brigada de Incêndios da Sinop Energia trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros. A empresa disponibiliza ainda um canal de atendimento para comunicação de eventuais incêndios na área de influência da UHE Sinop: (66) 99680-2421.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
MT deve registrar 2º maior PIB do país com destaque para o agro
Publicado em 15 de Janeiro de 2025 ás 05h 06min
Disputas políticas e mudança de rotas: atrasos para obra do BRT
Publicado em 15 de Janeiro de 2025 ás 04h 11min
Confira a programação semanal de obras nas BRs 163 e 230
Publicado em 14 de Janeiro de 2025 ás 17h 11min