Noticias
Sinop Energia: Certificados de Energia Renovável na etapa estadual de hipismo são emitidos
01 de Outubro de 2024 as 07h 35min
Foram doados 15 I-RECs – Foto: Divulgação
A Sinop Energia neutralizará as emissões de carbono provenientes do consumo de energia resultante da rede de distribuição elétrica do Tedi Horse Centro Hípico de Sinop. O local recebeu a etapa do Campeonato Estadual da modalidade no fim de semana (28 e 29/9). A empresa doou para o evento Certificados de Energia Renovável - conhecidos como I-RECs -, emitidos pela Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, de propriedade da companhia. Estes certificados garantem que a energia produzida pela UHE Sinop é renovável e limpa, e segue os critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia.
No total, foram doados 15 I-RECs. Além da neutralização das emissões de carbono nos dias de prova da etapa estadual, esta quantidade de certificados permite a neutralização do Tedi Horse durante o ano inteiro.
“Mais do que nunca, precisamos pensar verde. Por essa razão, a Sinop Energia está comprometida em promover práticas em busca de um futuro cada vez mais sustentável. Por meio do I-REC é possível estimular uma matriz energética mais limpa e, consequentemente, um planeta mais saudável. É nosso compromisso atuar em prol da redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, afirmou Ramon Carvalho, diretor-presidente da Sinop Energia.
O I-REC (Renewable Energy Certificate) é emitido no Brasil, pelo Instituto Totum. O certificado permite a comprovação da origem da energia, logo, contribui também com o alcance das metas de sustentabilidade de muitas companhias e eventos.
São componentes indispensáveis para a transição energética do setor, propiciando um mercado paralelo à geração de energia elétrica, bem como objetivando expandir a matriz energética nacional e internacional com baixa emissão de gás carbônico (CO2).
“É um mercado novo e estamos prontos para atuar nele. Recentemente, a Sinop Energia realizou a primeira operação de I-REC para uma empresa estrangeira, sediada em Amsterdam, na Holanda. Além da operação no mercado internacional, a companhia já realizou outras duas emissões de certificados para empresas sediadas no Brasil”, explica Sergio Aguiar, diretor administrativo e financeiro da empresa.
O I-REC
O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia criado com o objetivo de gerar padrões internacionais para contabilidade de carbono no Escopo 2. O certificado permite que companhias e consumidores de eletricidade escolham de forma consciente e comprovada uma fonte de energia renovável.
Os selos são vendidos junto a energia gerada e podem ser adquiridos por companhias certificadas que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a mitigação da emissão de GEE. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Percent Brasil apresenta nova rodada de intenção de voto ao Senado em MT
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 05h 33min
FPA da Assembleia cobra revisão de regras sobre biomassa em Mato Grosso
Publicado em 30 de Junho de 2026 ás 04h 32min
De virada, Brasil bate o Japão nos acréscimos e vai às oitavas de final
Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 15h 03min
