Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

Sinop: idosos e PCD devem emitir cartão para ocupar vagas exclusivas

Pessoa não precisa ser o condutor do veículo, mas o cartão deve estar à mostra

23 de Janeiro de 2022 as 07h 00min

É necessário usar cartão de estacionamento para ocupar vagas exclusivas – Foto: Divulgação

Para ter o direito de estacionar em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência, é necessário portar o Cartão de Estacionamento.

A obrigatoriedade é do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinada pela Lei 13.281/2016. O documento é um direito do condutor e é emitido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, sem custo ao cidadão.

No período matutino o atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 13h, na Secretaria, localizada na rotatória das avenidas dos Pinheiros com avenida dos Jacarandás, no Jardim Parque das Araras.

No período vespertino o atendimento é realizado no Ganha Tempo também de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h30. O Ganha tempo fica localizado na Av. das Acácias, no Jardim Botânico.

Para emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso, o condutor precisa ter 60 anos ou mais e apresentar cópias do CPF e RG, bem como o comprovante de endereço. Para o Cartão de Estacionamento para pessoas com Deficiência é preciso apresentar cópias do CPF e RG, comprovante de endereço e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, a CID da deficiência, que é o laudo médico que comprove a situação.

Uma vez emitida, o cartão possui validade de dois anos. Para renovação o condutor precisa apenas apresentar o CPF. Em 2021 a Secretaria recebeu 1.572 solicitações para emissão do documento, sendo 1.291 para idosos e 281 para pessoas com deficiência.

O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, explica que para usufruir da vaga o idoso ou pessoa com deficiência não precisa, necessariamente, ser o condutor do veículo, mas o cartão precisa estar à mostra.

“Se o idoso ou pessoa com deficiência for levado por um acompanhante e esse acompanhante ser o condutor do automóvel, ele pode usufruir do estacionamento, desde que naquele momento ele esteja a serviço da pessoa com direito à vaga exclusiva. Entretanto, o Cartão de Estacionamento deve ser fixado no painel do veículo para que a fiscalização identifique que o automóvel tem o direito à vaga. Esse cartão é válido em todo território nacional”, disse Sacramento.

Caso o condutor estacione em vaga exclusiva e não possua o Cartão de Estacionamento, o CTB tipifica como infração gravíssima. Neste caso o veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47 bem como sua remoção por um guincho.

As vagas exclusivas são devidamente identificadas com placas de trânsito e pintura de sinalização horizontal (impressão no asfalto).

Segundo o Departamento de Estatística da Secretaria de Trânsito, somente em 2021 foram realizadas 41 notificações por estacionamento em vagas exclusivas sem a credencial. Dessas, 24 por ocupar vagas reservadas à idosos e 17 por estacionar em vagas reservadas às pessoas com deficiência.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024