Noticias
SINOP: Lei obriga concessionária instalar o eliminador de ar no hidrômetro
Lei foi aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita
14 de Março de 2020 as 08h 30min

ASSESSORIA
DE IMPRENSA
O consumidor sinopense já pode solicitar a instalação do equipamento eliminador de ar da rede de água. Isso porque a Lei 2.825/2020, aprovada pela Câmara, foi sancionada pela prefeita Rosana Martinelli no último dia 5 e publicado no Diário Oficial de Mato Grosso nesta semana.
A Lei permite a instalação de equipamento eliminador de ar no hidrômetro. O produto deverá ser obrigatoriamente, instalado pela Águas de Sinop, concessionária detentora do serviço, desde que seja solicitado pelo consumidor.
A concessionária tem a permissão para instalar novos hidrômetros já com o equipamento, desde que respeite a vontade do cliente. O equipamento utilizado deverá estar de acordo com a Portaria 246 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a fim de garantir a sua funcionalidade.
A Lei é de autoria do vereador Adenilson Rocha e foi aprovado por unanimidade no dia 18 de fevereiro. O parlamentar reforça que a água em Sinop é distribuída pela tubulação por pressão, o que torna comum a presença de ar junto com a água.
“Em determinadas condições, principalmente quando a rede é desligada, podem surgir bolsões de ar nestas tubulações que aumentam, indevida e consideravelmente o valor da conta. Ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões fazem girar o contador, inclusive de uma forma mais livre do que quando somente a água”, explicou.
Veja Mais
Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 12h 40min
Prefeitura inicia obra da sede da Guarda Civil de Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 44min
Idosos e PCDs participam do Banho Assistido na Praia do Cortado em Sinop
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 11h 39min