Noticias
Sinop: pequenos produtores são orientados sobre prazo para vacinação da brucelose
14 de Novembro de 2022 as 09h 00min
O departamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) segue ofertando suporte aos pequenos produtores de Sinop para a vacinação contra brucelose de bovinos e bubalinos, seguindo a segunda etapa da campanha de vacinação animal contra a doença, que termina dia 31 de dezembro.
O suporte funciona da seguinte maneira: o produtor entra em contato com a SEDEC, fornece os dados pessoais e da propriedade para que, deste modo, seja emitido o receituário para vacinação. Depois, o produtor faz a compra da vacina e agenda a visita da equipe técnica para a aplicação e emissão do laudo de vacinação que o produtor apresentará ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT, para comunicar a vacinação. A assistência é fornecida para as propriedades com até 40 cabeças e, na Gleba Mercedes, até 100 cabeças.
A médica veterinária da Secretaria, Graciele Batista, destaca que o suporte é gratuito e que a vacinação é de extrema importância. “O animal, quando contaminado com a brucelose, fica prejudicado na produção de leite e de carne. No terço final de gestação, a vaca contaminada não consegue segurar a cria e aborta o bezerro”, explicou ao complementar, também, sobre os prejuízos econômicos.
“A vacinação contra Brucelose é de extrema importância por se tratar de uma zoonose e, das perdas econômicas que a mesma traz ao produtor”, emendou. A profissional alerta ainda que, quando há contaminação, é indicado o abate dos animais acometidos.
A brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. Ela ocasiona a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
