Noticias
Sinop: prefeito e 8 vereadores se reelegem; renovação na Câmara fica abaixo de 50%
06 de Outubro de 2024 as 19h 56min
Dorner ao lado do vice Paulinho e da primeira-dama Scheila: reeleito em Sinop – Foto: Divulgação
Roberto Dorner (PL) foi reeleito prefeito de Sinop com 50.737 votos (68,41%) contra 23.426 (31,59%) de Mirtes da Transterra (NOVO). Assim, o ‘homem do chapéu’ comandará a maior cidade da região Norte de Mato Grosso pelos próximos 4 anos.
As pesquisas divulgadas durante a campanha já indicavam uma vitória tranquila. A Real Dados foi quem mais se aproximou, quando divulgou em setembro 67% dos votos para Dorner.
Quanto à Câmara de Vereadores, os resultados foram surpreendentes. A começar pelo mais votado: Moisés do Jardim do Ouro, do mesmo partido do prefeito, somou 2.647, muito mais que o dobro do que registrou no pleito anterior (1.053) e foi reeleito com sobras.
O segundo colocado foi Ênio da Brígida (PSDB), que representa a comunidade que acompanha seu nome nas urnas. Ele teve 2.121 votos e chega ao Legislativo pela primeira vez.
O terceiro candidato mais votado no pleito de 2024 acabou não sendo eleito. A vereadora Professora Graciela (PT) obteve 1.882 votos, mas mesmo assim acabou não se reelegendo. Isso porque seu partido não conseguiu alcançar o coeficiente eleitoral para obter uma cadeira no legislativo. Juntos, os candidatos do PT precisavam somar 4,.9 mil votos.
Graciele é a única mulher na atual legislatura. Na próxima, a representação feminina isolada será de Sandra Donato (Republicanos). A ex-secretaria de Educação de Sinop obteve 1.808 votos, sendo a quarta mais votada.
O ex-vereador e ex-secretário de Obras, Remídio Kuntz (Republicanos) foi o 5º mais votado, com 1.801 votos, que lhe garantiu uma vaga na próxima legislatura.
Além de Moisés, também foram reeleitos Hedvaldo Costa (NOVO), que vai para o seu 5º mandato consecutivo, com 1.751 votos; Toninho Bernardes (PL), com 1.750; Ademir Debortoli (REP), com 1.696; Dilmair Callegaro (PL), com 1.438; Élbio Volkweis (PODE), com 1.220, Célio Garcia (MDB), com 1.135; e Juventino Silva (MDB) com 1.088.
Entre as novidades na Casa de Leis está Dr. Marcos Vinicius (PSDB), que ficou conhecido como “Advogado Ostentação”, que fez 1.261 votos; Rodrigo Gargantini (NOVO), com 1.236; Gilsimar Silva (MDB), com 1.076; e Zezinho Construtor (Solidariedade), com 724 votos.
Ou seja: das 15 cadeiras, 8 serão ocupadas por vereadores que já estão, enquanto 7 serão dadas a novatos – percentual abaixo de 50%.
Entre os que não se reelegeram, além de Graciele, estão Celsinho do Sopão (REP), Mário Sugizaki (PODE), Lucinei (MDB) e Luis Paulo da Gleba (SDD). Entretanto, estes 4 ficarão como suplentes.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Radares passam a autuar infrações nas praças de pedágio da BR-163
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min
Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min
