Noticias
Sinop: pronta para ter um ecossistema de inovação referência para o Brasil
11 de Setembro de 2025 as 03h 53min
Reunião debate novo ecossistema de inovação – Foto: Assessoria
O município de Sinop está pronto para se tornar um novo ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentável para o estado do Mato Grosso e para o Brasil. O alto crescimento populacional e econômico, aliados às políticas públicas, favorecem a entrada de novos investimentos no município.
A esses fatores somam-se outros agentes do setor produtivo e educacional que tornam o município mato-grossense um polo para o crescimento sustentável paralelo com o incentivo ao empreendedorismo, novas startups e outras iniciativas inovadoras.
“A atração de novos investimentos é essencial para fortalecer o ecossistema de Sinop e alcançarmos esses objetivos”, destacou a superintendente executiva previdenciária Daniela Sevignani.
Com apenas 51 anos de existência, o município reinventou seu setor produtivo ao longo dos anos, passando de uma economia focada na extração de madeira para novas formas de crescimento voltados para o setor de tecnologias, empreendedorismo e startups. “Esse processo exige uma gestão pública visionária, capaz de alinhar desenvolvimento, modernidade e qualidade de vida”, destaca Daniela.
Sinop foi fundada em 1970 como parte de uma ação do Governo Federal para promover a integração e desenvolvimento da região amazônica. Em 1990, o município alcançou o auge da economia madeireira, com cerca de 1.200 indústrias do setor em atividade. O alto crescimento econômico refletiu no boom demográfico. Hoje, nasce um sinopense por hora, com uma média anual que varia entre 4,7% e 5,1%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a estimativa populacional para o município em 2025 é de 223.780 habitantes.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A Quartzo Capital, empresa especialista em gestão de fundos de investimento, esteve no município para conhecer as iniciativas tecnológicas e também para troca de informações com o setor produtivo sinopense. Durante o encontro com lideranças locais foram apresentadas ferramentas e sugestões para atrair investimentos em inovações e estimular o empreendedorismo no município.
Também foram apresentadas estratégias para criação de hub de inovação com o conjunto de ecossistema e infraestrutura que o município já possui para atrair novos investimentos, favorecer o surgimento de novas startups e fortalecer o crescimento sustentável no município. “O que vimos em Sinop é a prova de que quando há visão e compromisso e investimentos corretos, o potencial de uma região pode se transformar em realidade”, afirma o managing partner da Quartzo Capital, Marcelo Amorim.
Marina Leite, head de Relações com Investidores da Quartzo Capital, destaca que o município está pronto para ter um núcleo de inovação para novas ideias e projetos inovadores voltados para o setor produtivo da região. “Fomos recebidos por uma cidade que está pronta para dar um passo rumo à construção de mais um ecossistema de inovação para o país”, disse. “Sinop possui diversos atores prontos para criar um ecossistema atraente para novos investidores e também para o surgimento de projetos inovadores”.
TECNOLOGIA E RESULTADO
Um case de sucesso é a startup SpectraX, uma deep tech que utiliza inteligência artificial e dados de satélite para monitoramento e georreferenciamento. A solução otimiza a gestão territorial e apoia o agronegócio na tomada de decisões estratégicas, garantindo investimentos mais assertivos e melhores resultados.
Participaram dos encontros Paulinho Abreu, vice-prefeito de Sinop; Faira Strapazon, secretária de Governo; Daniela Sevignani, superintendente executiva previdenciária de Sinop; Guilherme Campanhoni, diretor de Indústria, Comércio e Inovação; Danilo Macri Mont, gestor de investimentos do PreviSinop; e José Pedro Serafini, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Direita tenta unir concorrentes Pivetta e Fagundes em Mato Grosso
Publicado em 02 de Dezembro de 2025 ás 17h 39min
Obra do Sistema BRT terá interdições parciais em Cuiabá
Publicado em 02 de Dezembro de 2025 ás 16h 39min
Frango: oferta elevada pressiona preços, apesar do bom desempenho do consumo
Publicado em 02 de Dezembro de 2025 ás 15h 38min
