Noticias
Sinop: pronta para ter um ecossistema de inovação referência para o Brasil
11 de Setembro de 2025 as 03h 53min

O município de Sinop está pronto para se tornar um novo ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentável para o estado do Mato Grosso e para o Brasil. O alto crescimento populacional e econômico, aliados às políticas públicas, favorecem a entrada de novos investimentos no município.
A esses fatores somam-se outros agentes do setor produtivo e educacional que tornam o município mato-grossense um polo para o crescimento sustentável paralelo com o incentivo ao empreendedorismo, novas startups e outras iniciativas inovadoras.
“A atração de novos investimentos é essencial para fortalecer o ecossistema de Sinop e alcançarmos esses objetivos”, destacou a superintendente executiva previdenciária Daniela Sevignani.
Com apenas 51 anos de existência, o município reinventou seu setor produtivo ao longo dos anos, passando de uma economia focada na extração de madeira para novas formas de crescimento voltados para o setor de tecnologias, empreendedorismo e startups. “Esse processo exige uma gestão pública visionária, capaz de alinhar desenvolvimento, modernidade e qualidade de vida”, destaca Daniela.
Sinop foi fundada em 1970 como parte de uma ação do Governo Federal para promover a integração e desenvolvimento da região amazônica. Em 1990, o município alcançou o auge da economia madeireira, com cerca de 1.200 indústrias do setor em atividade. O alto crescimento econômico refletiu no boom demográfico. Hoje, nasce um sinopense por hora, com uma média anual que varia entre 4,7% e 5,1%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a estimativa populacional para o município em 2025 é de 223.780 habitantes.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A Quartzo Capital, empresa especialista em gestão de fundos de investimento, esteve no município para conhecer as iniciativas tecnológicas e também para troca de informações com o setor produtivo sinopense. Durante o encontro com lideranças locais foram apresentadas ferramentas e sugestões para atrair investimentos em inovações e estimular o empreendedorismo no município.
Também foram apresentadas estratégias para criação de hub de inovação com o conjunto de ecossistema e infraestrutura que o município já possui para atrair novos investimentos, favorecer o surgimento de novas startups e fortalecer o crescimento sustentável no município. “O que vimos em Sinop é a prova de que quando há visão e compromisso e investimentos corretos, o potencial de uma região pode se transformar em realidade”, afirma o managing partner da Quartzo Capital, Marcelo Amorim.
Marina Leite, head de Relações com Investidores da Quartzo Capital, destaca que o município está pronto para ter um núcleo de inovação para novas ideias e projetos inovadores voltados para o setor produtivo da região. “Fomos recebidos por uma cidade que está pronta para dar um passo rumo à construção de mais um ecossistema de inovação para o país”, disse. “Sinop possui diversos atores prontos para criar um ecossistema atraente para novos investidores e também para o surgimento de projetos inovadores”.
TECNOLOGIA E RESULTADO
Um case de sucesso é a startup SpectraX, uma deep tech que utiliza inteligência artificial e dados de satélite para monitoramento e georreferenciamento. A solução otimiza a gestão territorial e apoia o agronegócio na tomada de decisões estratégicas, garantindo investimentos mais assertivos e melhores resultados.
Participaram dos encontros Paulinho Abreu, vice-prefeito de Sinop; Faira Strapazon, secretária de Governo; Daniela Sevignani, superintendente executiva previdenciária de Sinop; Guilherme Campanhoni, diretor de Indústria, Comércio e Inovação; Danilo Macri Mont, gestor de investimentos do PreviSinop; e José Pedro Serafini, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
MT é exemplo de produção sustentável e investimento
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 08h 57min
Arrecadação do ICMS no turismo em Mato Grosso cresce 203% em 5 anos
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 07h 56min
Municípios respiram financeiramente com nova regra constitucional
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 06h 54min