Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 02 de Dezembro de 2025

Noticias

Sinop reúne setor da construção para debater uso da ferramenta BIM

02 de Dezembro de 2025 as 05h 34min

Mais de 100 profissionais participaram da ação – Foto: Assessoria

Um evento promovido pela Prefeitura de Sinop em parceria com o Sebrae-MT reuniu mais de 100 profissionais da construção civil para discutir e capacitar o setor sobre a ferramenta BIM (Building Information Modeling). A programação contou com palestra magna do arquiteto e urbanista Rogério Suzuki, especialista no tema.

Suzuki apresentou avanços e impactos do BIM no mercado. “A gente veio falar sobre o panorama, sobre o que o mercado está avançando na construção, mostrar as possibilidades do BIM e trazer a realidade da digitalização, que é um caminho sem volta”, afirmou. 

Segundo ele, o objetivo é demonstrar vantagens, esclarecer dúvidas e orientar a adoção da metodologia. O BIM, criado na Finlândia, facilita o trâmite de documentos entre escritórios e entes públicos. “É um processo integrado de construção virtual, onde todo mundo trabalha de forma diferente da convencional. Usamos softwares paramétricos em 3D, que geram valor para planejamento, orçamento, obra e até gestão”, explicou o palestrante.

A implantação da ferramenta é regulamentada pela Lei Federal 11.888/2024 e se tornará obrigatória a partir de 2027. A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, reconhece desafios, mas afirma que o município está empenhado. “É um dos maiores desafios para municípios e escritórios. Estamos estruturando o núcleo de projetos para capacitar e dar autonomia aos profissionais”, disse.

O Sebrae-MT também reforçou sua atuação no processo. “Nossa missão é promover competitividade e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Sinop participa de um projeto piloto essencial para capacitar profissionais e ajudar a prefeitura a aderir ao BIM”, afirmou Cleifton Bongiovani, gestor de projetos da instituição.

Marcelo Sangion, diretor da Marsan Empreendimentos, destacou a importância da transição. “Esse é o futuro da engenharia. A plataforma deve se tornar obrigatória em breve, e vamos precisar nos adaptar. É um processo que exige mudança de cultura e novos métodos, mas, depois, tudo se encaixa”, avaliou.

Os participantes encerraram o evento testando a ferramenta, em uma atividade prática destinada a identificar dificuldades e aprimorar o processo de implantação no município.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Como ficou a briga contra o rebaixamento no Brasileirão

Publicado em 02 de Dezembro de 2025 ás 06h 34min


Novo semáforo na Av. André Maggi entra em funcionamento registrando acidentes

Publicado em 02 de Dezembro de 2025 ás 04h 32min


Empresas lideradas por mulheres têm 20% menos inadimplência

Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 13h 30min


Jornal Online

Edição nº1686 - 02/11/2025