Noticias
Sinop reúne setor da construção para debater uso da ferramenta BIM
02 de Dezembro de 2025 as 05h 34min
Mais de 100 profissionais participaram da ação – Foto: Assessoria
Um evento promovido pela Prefeitura de Sinop em parceria com o Sebrae-MT reuniu mais de 100 profissionais da construção civil para discutir e capacitar o setor sobre a ferramenta BIM (Building Information Modeling). A programação contou com palestra magna do arquiteto e urbanista Rogério Suzuki, especialista no tema.
Suzuki apresentou avanços e impactos do BIM no mercado. “A gente veio falar sobre o panorama, sobre o que o mercado está avançando na construção, mostrar as possibilidades do BIM e trazer a realidade da digitalização, que é um caminho sem volta”, afirmou.
Segundo ele, o objetivo é demonstrar vantagens, esclarecer dúvidas e orientar a adoção da metodologia. O BIM, criado na Finlândia, facilita o trâmite de documentos entre escritórios e entes públicos. “É um processo integrado de construção virtual, onde todo mundo trabalha de forma diferente da convencional. Usamos softwares paramétricos em 3D, que geram valor para planejamento, orçamento, obra e até gestão”, explicou o palestrante.
A implantação da ferramenta é regulamentada pela Lei Federal 11.888/2024 e se tornará obrigatória a partir de 2027. A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, reconhece desafios, mas afirma que o município está empenhado. “É um dos maiores desafios para municípios e escritórios. Estamos estruturando o núcleo de projetos para capacitar e dar autonomia aos profissionais”, disse.
O Sebrae-MT também reforçou sua atuação no processo. “Nossa missão é promover competitividade e desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Sinop participa de um projeto piloto essencial para capacitar profissionais e ajudar a prefeitura a aderir ao BIM”, afirmou Cleifton Bongiovani, gestor de projetos da instituição.
Marcelo Sangion, diretor da Marsan Empreendimentos, destacou a importância da transição. “Esse é o futuro da engenharia. A plataforma deve se tornar obrigatória em breve, e vamos precisar nos adaptar. É um processo que exige mudança de cultura e novos métodos, mas, depois, tudo se encaixa”, avaliou.
Os participantes encerraram o evento testando a ferramenta, em uma atividade prática destinada a identificar dificuldades e aprimorar o processo de implantação no município.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic vai à Justiça contra Pentágono, diz CEO
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 17h 35min
Algoldão: qualidade da fibra traz reflexos na rentabilidade
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 15h 35min
Chuva desafia os mais de 180 ciclistas na 1ª etapa do Desafio Agro de MTB em Lucas
Publicado em 10 de Março de 2026 ás 14h 34min
