Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 15 de Novembro de 2025

Noticias

Sinop realiza curso sobre descarte na construção civil

28 de Maio de 2025 as 13h 14min

Profissionais terão formação sobre novas exigências para o alvará de construção - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop promove amanhã (29) uma nova rodada de capacitação voltada aos profissionais da construção civil. O foco é a destinação correta dos resíduos gerados pelo setor, diante das mudanças que passam a valer já no início de junho. O curso será realizado das 7h30 às 11h30, na Escola Técnica Estadual (Secitec), localizada na rotatória das avenidas Flamboyants e Sibipirunas, no Jardim Jacarandás. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação.

Engenheiros civis, arquitetos, técnicos de edificação e profissionais das áreas ambiental e sanitária estão entre o público-alvo. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. Segundo a organização, haverá lista de presença.

O curso marca a terceira etapa de uma série de formações iniciadas no início do mês. A primeira ocorreu em 7 de maio e reuniu representantes de conselhos e entidades da área. A segunda, no dia 14, foi promovida na sede da Unesin (União das Entidades de Sinop) para trabalhadores do setor.

A principal pauta da capacitação é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que traz novas regras para a emissão do alvará de construção. As exigências passam a valer oficialmente no dia 31 de maio, sábado, com início prático a partir da segunda-feira seguinte, 2 de junho.

De acordo com as novas diretrizes, todos os responsáveis por obras deverão apresentar o plano ao solicitar o alvará junto à Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. A proposta, segundo o município, é reduzir o descarte irregular de entulho e promover maior controle ambiental sobre as atividades da construção civil.

As mudanças integram uma série de medidas voltadas ao cumprimento da legislação vigente e à mitigação dos impactos ambientais provocados por obras de pequeno e grande porte. A formação técnica busca esclarecer as novas exigências e orientar os profissionais sobre os procedimentos que devem ser adotados a partir de agora.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

O velho e o novo: o que a engenharia pode ensinar à política

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 07h 28min


AGER intensifica operações após denúncias de ligações irregulares

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 05h 01min


Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 17h 48min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025