Noticias
Sinop recebe a primeira usina de oxigênio de Mato Grosso
Doada pela Sinop Energia, usina poderá produzir demanda para atender outras cidades
16 de Setembro de 2021 as 06h 30min
Trabalhando 24h, unidade deve produzir 50 cilindros por dia – Foto: Roneir Corrêa
A Sinop Energia (concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop) fez na manhã desta quarta-feira (15), a entrega em forma de doação, ao município de Sinop a primeira usina de oxigênio que foi viabilizada em Mato Grosso pelo programa matchfunding Salvando Vidas do BNDES.
O ato de entrega ocorreu na sede operacional da empresa, onde o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, em coletiva de imprensa ressaltou a importância da doação feita pela companhia ao município, mostrando assim o seu comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico.
“É uma satisfação, da nossa parte, de poder participar desse momento difícil em que vive o Brasil, vive a região nossa, o mundo inteiro, e poder contribuir de maneira firme. Com os investimentos de hoje, chegamos a R$ 4,5 milhões somente com itens Covid e sei que podemos dar uma contribuição importante, no sentido de diagnóstico, prevenção, do tratamento e da assistência social”, disse Padilha.
Essa situação delicada também foi lembrada pelo secretário de Saúde, Valério Gobbato, que destacou a importância do reforço oferecido pela nova usina de oxigênio.
“É uma usina que vai atender a demanda das nossas unidades, dos pacientes que estão acamados que necessitam de oxigênio. Vocês acompanharam o sufoco que passamos no final de março, abril, com aquele pico de Covid em nosso município. Mesmo hoje, com a pandemia sob controle, com poucos casos, mas que não é só para Covid que serve. Vamos atender ao nosso consumo de oxigênio na UPA, nas unidades e, inclusive, os pacientes que estão recebendo oxigênio em suas residências”, destacou.
Para o prefeito Roberto Dorner, essa parceria do setor público com o privado vem para acrescentar de forma ímpar dentro da saúde sinopense, e comemorou o fato da primeira usina de oxigênio de Mato Grosso ser instalada em Sinop.
“Temos que agradecer a Sinop Energia por essa doação feita ao município. Vai ser de grande valia porque é sempre um gasto, todo mês, que acrescenta dentro da saúde. Isso vai trazer uma economia ao município e, também, vamos poder ajudar os municípios vizinhos que não tem. Para nós, isso é uma alegria muito grande, ser a primeira do Estado com uma usina dessas sendo instalada em Sinop”, comemorou.
De acordo com Padilha, os equipamentos devem chegar em Sinop em um prazo de 30 a 60 dias, com sua instalação sendo realizada no Hospital Regional.
Há a expectativa também de que toda a produção [caso a usina trabalhe 24 horas seguidas, a produção pode chegar em 50 cilindros por dia] seja mais que suficiente para abastecer Sinop, portanto, há a previsão de que o que for produzido em excesso será enviado para cidades vizinhas.
“O excedente será distribuído aos municípios da nossa região que compõe o Consórcio Teles Pires. O consumo, hoje, da Secretaria de Saúde, chega a praticamente a pouco mais da metade, então, nesse momento, temos excedente”, finalizou Gobbato.
Fonte: CLEMERSON SM
Veja Mais
Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min
BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min
Lucas do Rio Verde tem meta de 100% de área até o fim do ano
Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min
