Noticias
Sinop registra aumento de 22,8% em novos MEIs
10 de Junho de 2025 as 04h 35min

O MEI é um modelo empresarial, criado através da Lei Complementar 128, em 2008, que visa facilitar ao trabalhador autônomo a formalização das suas atividades laborais, possibilitando, inclusive, a emissão de NFE e a obtenção dos benefícios da Previdência Social.
O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), órgão ligado à Prefeitura de Sinop, realizou, somente neste ano, o registro de abertura de 2.735 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) na cidade. O número é 22,81% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Essa figura jurídica é caracterizada como, em sua maioria, prestadores de serviço, um setor que vem crescendo ano a ano na cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, comemora os números e afirma que os dados só confirmam a projeção de Sinop como referência na região norte do estado de Mato Grosso e a consolidação do maior e mais importante município regional.
“Sinop é esse grande atrativo, primeiro pela liderança regional e, depois, pela sua centralização. Sinop oferece o melhor PIB regional, que está em torno de R$ 12 bilhões; 25% da movimentação financeira, vem do agro, 20%, aproximadamente, vem da indústria; essa movimentação financeira, em torno de 13%, vem da área pública e a área de serviços em torno de 55%. Então você vê que dentro desses índices, aqui, a economia gira. Sinop tem a melhor estrutura aeroportuária da região. A representação de órgãos dos governos estadual e federal estão aqui. A estrutura de transportadoras direto com São Paulo, beneficia isso. Sinop é referência de repartições também da iniciativa privada. A mão de obra está bem qualificada e, consequentemente, não só o município, mas essa polarização regional, tem o maior público consumidor”, disse.
Jhonatan Daniel Formagio Xavier, 26 anos, é morador do bairro Maria Carolina, e há, aproximadamente, 8 meses abriu um MEI no ramo de tecnologia para prestação de serviços de manutenção de computadores e impressoras, bem como de assessoria e infraestrutura de tecnologias para empresas consolidadas de Sinop. Revela que a pujança a cidade, no desenvolvimento econômico, foi o que o motivou a abrir o próprio negócio e investir na carreira empresarial.
“Além de ser um ramo que está em grande crescimento aqui na cidade, a área tem um retorno, um lucro muito bom. Isso como consequência do crescimento do setor de tecnologia e da necessidade das empresas consolidadas da cidade. Hoje tudo é movido à tecnologia. Esse foi um dos principais motivos que me levou a abrir o meu próprio negócio, e pela flexibilidade de tempo, para mim. Tenho outros ramos de trabalho, em outras áreas e o fato de agendar os meus serviços, me permitiu conciliar horas/trabalho”, comentou ele.
Xavier foi um dos mais de 5 mil microempreendedores individuais que abriam seu próprio negócio em 2024, utilizando dos serviços prestados pelo CAC, e se diz satisfeito com o atendimento recebido.
“O atendimento foi muito bom. A agilidade nem se conta. Eu abri em questão de 2 horas e o meu CNPJ já foi liberado no meu registro. Simultaneamente liberou um outro documento, previsto para o meu ramo, que é de tecnologia, que me permite vender peças, vender materiais para as empresas que presto serviço. Esse serviço também abriu na hora. A atendente me deu todo o suporte nisso [processo], me explicou certinho, falou que se eu precisasse de ajuda nas emissões de notas fiscais, se eu tivesse dúvida, que era para eu procurar eles, que me auxiliavam. Então, assim, o atendimento, a agilidade, foi muito rápido”, concluiu.
MEI
O MEI é um modelo empresarial (pessoa jurídica), criado através da Lei Complementar 128, em 2008, pelo Governo Federal, que visa facilitar ao trabalhador autônomo a formalização das suas atividades laborais, possibilitando, inclusive, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e a obtenção dos benefícios da Previdência Social (INSS). A principal regra para essa modalidade, é o faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT Construir estreia como a grande feira da construção e imobiliário
Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 13h 34min
Frio atrasa colheita e MT colhe só 5,6% da área
Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 11h 18min
Estado pressiona Azul para manter rota aérea no Nortão
Publicado em 23 de Junho de 2025 ás 09h 15min