Noticias
Sinop reposiciona política às mulheres
12 de Janeiro de 2026 as 07h 10min
Gestão aposta em prevenção e valorização feminina – Foto: Assessoria
Ao centralizar a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no gabinete do prefeito, a Prefeitura de Sinop redesenhou a estratégia de atuação do setor e ampliou o peso institucional das ações voltadas à proteção, prevenção da violência e valorização feminina.
A mudança faz parte de um processo de fortalecimento administrativo e de ampliação do diálogo com secretarias, órgãos do Judiciário, entidades representativas e o setor privado. A meta é aumentar a efetividade das políticas públicas direcionadas às mulheres.
Desde dezembro, a coordenadoria está sob a liderança de Branca Cruz, conhecida como Professora Branca, educadora com 38 anos de experiência no ensino de Química, Ciências e Matemática.
Para ela, assumir o cargo representa um desafio que vai além da gestão. “Falar de políticas públicas para mulheres ainda assusta um pouco. Isso é cultural e vem de muitos anos”, afirmou.
Segundo Branca, avanços já foram conquistados, mas persistem obstáculos históricos. “Ocupamos espaços aos poucos, com esforço de muitas mulheres e também de muitos homens, mas ainda existem lacunas importantes”, disse.
Um dos pontos centrais da nova fase é a inclusão dos homens como aliados no enfrentamento da violência. “Ainda existe machismo institucional. Um dos maiores desafios é colocar o homem como protagonista na valorização das mulheres”, destacou. Ela defende que a igualdade seja compreendida como valor coletivo. “Não é o gênero que faz a diferença, mas a competência. Direitos e deveres precisam ser distribuídos de forma igualitária”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min
Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados
Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min
