Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 28 de Junho de 2026

Noticias

SINOP SEM DENGUE: Ação de combate ao Aedes aegypti visitará 163 pontos estratégicos

A operação reúne frentes da Vigilância Epidemiológica

13 de Novembro de 2019 as 07h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

A Prefeitura de Sinop lançou, nesta terça-feira (12), a ação de vistorias em 163 pontos estratégicos e com alta potencialidade para criadouros do mosquito da dengue, sendo eles borracharias, ferro-velho, oficinas, entre outros. A operação reúne frentes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Tributação, Prodeurbs, Trânsito e Obras.

Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, a estratégia é necessária, principalmente, neste período de chuva para que os índices de focos do mosquito não cresçam. “A ação visa intensificar os trabalhos que já realizamos [equipe de combate as endemias] no decorrer do ano. Acreditamos que com essa união de esforços teremos um resultado ainda mais satisfatório. Estaremos, neste primeiro momento, aplicando uma notificação com as devidas recomendações e, num segundo momento, se o problema não tiver sido solucionado pelo proprietário da empresa, o mesmo será multado”, explica o coordenador.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ivete Frank Mallmann, a fiscalização será realizada de forma conjunta para que cada setor possa atuar de acordo com sua competência. “Nós não estaremos atuando somente no combate ao Aedes aegypti, mas também na verificação dos descartes irregulares dos resíduos sólidos e, eventualmente, outras demandas que são relacionadas ao meio ambiente e, assim, farão também as demais secretarias envolvidas. Cada departamento atuará dentro da sua área, conforme sua legislação, para que ao verificar uma infração essa possa ser notificada dentro de sua base legal”, relata Mallmann.

Em Sinop, o índice de infestação do mosquito da dengue é de 0,5 décimo de percentual, valor abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, ou seja, segundo último relatório do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em setembro.

Veja Mais

Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 12h 13min


Concessionárias debatem inovação e segurança viária durante painel

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 10h 18min


Após duas vitórias, Carlo Ancelotti pode repetir escalação pela 1ª vez

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 08h 11min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026