Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Julho de 2025

Noticias

Sinop supera ano passado no saldo de geração de empregos; aumento de 28,4%

25 de Junho de 2025 as 06h 25min

Em janeiro, foram gerados 4.434 novos empregos – Foto: Divulgação

Somente nos primeiros quatro meses do ano, Sinop já superou o saldo da geração de emprego do ano passado. Nesse período a cidade já contabiliza um saldo de 2.201 novos empregos, enquanto durante todo o ano de 2024, foram obtidos um saldo de 1.713 novas contratações. O dado é obtido quando o número de contratações é maior que o número de demissões.

Janeiro é o mês que lidera o ranking no maior número de contratações. Nele foram gerados 4.434 novos empregos e 3.485 demissões, contabilizando um saldo de 949 empregos. Fevereiro segue na segunda colocação, com saldo de 596. Nos quatro primeiros meses, a média de novas contratações mensais ficaram na casa dos 4.194.

O diretor do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Sinop, Laércio Serenine, explica que apesar de o número de demissões serem altas, não significa que há uma taxa de desemprego no município, mas que a maioria é a troca de um pelo outro.

“Sinop é um município que confere muitas oportunidades e o resultado disso é os dados que nos mostram um superávit na geração de emprego, que até o momento já supera o número gerado no ano passado inteiro. Mas junto a isso observamos um número alto também nas demissões, o que se explica pelo fato de muitos funcionários se qualificarem e trocarem de emprego por uma vaga onde o salário é melhor”, comentou.

O Observatório de Dados de Sinop, uma ferramenta de dados da Prefeitura, revela que o setor de serviços foi o que mais gerou emprego. Foram contabilizados 938 novas contratações. Em seguida o setor de construção civil, com 812 novos funcionários. A indústria vem logo em seguida, com 338. O agropecuária e o comércio ficam na quarta e quinta colocação, respectivamente, com 201 e 189 novos empregos gerados.

“A prestação de serviços é um setor da economia local que vem crescendo a larga escala no município, impulsionado pelos investimentos realizados pelo setor público. Quando se aplica recursos na cidade, você atrai novos investidores e novas empresas, consecutivamente. A oportunidades geradas em Sinop, tem favorecido a vinda e a instalação de novas empresas desse ramo em nossa cidade. Além de ser o setor que mais gerou emprego, também foi o setor que mais cresceu este ano. A abertura de novas empresas, registrou um aumento de 22,8% em relação ao ano passado”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini.

Sinop já registra, até o mês de maio, 16.776 novas contratações. O Sine Sinop oferta 179 vagas de emprego. O município também é destaque no estado de Mato Grosso na oferta de maior número de vagas disponíveis.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Doué e Gonzalo García turbinam ataques de PSG e Real Madrid

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 16h 50min


BC suspende mais três instituições financeiras

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 15h 19min


Algodão e milho avançam na colheita, mas trabalhos seguem atrasados

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 13h 17min


Jornal Online

Edição nº1584 - 09/07/2025