Noticias
Sinop: tem início nova fase do programa Cidade Limpa das telecomunicações
19 de Dezembro de 2025 as 06h 28min
Etapa começou nesta quinta-feira – Foto: Divulgação
O programa Cidade Limpa, do setor de telecomunicações, entrou em nova fase de trabalhos nesta quinta-feira (18). A concessionária Energisa iniciou o processo de remoção dos cabos de telefonia e internet que estão sem identificação, rompidos e soltos. Essa ação começa após a conclusão da fase realizada pelas empresas, que foi a identificação dos cabos e a devida manutenção para configuração da altura e limpeza.
“Vamos dar continuidade a essa operação no dia 18, com o objetivo de regularizar todos os cabos que estão oferecendo risco, que estão soltos, e dos cabos das empresas que não estão regularizadas. Faremos também uma ação de manutenção e organização do nosso parque de telefonia, juntamente com as empresas de telefonia - que estarão em conjunto com a Energisa nessa operação -, com a prefeitura, para que consigamos manter a cidade limpa, com o nosso objetivo de manter uma Sinop da melhor forma possível”, comunicou Airton Freitas, coordenador de obras e manutenções da Energisa Sinop.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, explica que essa é uma fase já programada desde o mês de setembro, quando o programa foi lançado, e se inicia após o encerramento do prazo construído em conjunto com as empresas de fornecimento dos serviços de telefonia e internet. O programa está alinhado ao que determina a legislação municipal vigente, nº 3.084/2022, de autoria do Poder Legislativo de Sinop.
“Após reuniões de alinhamento com a Prefeitura de Sinop, entidades representativas do comércio e com as empresas do setor de telecomunicações, a Energisa começou as tratativas, a organização e o reconhecimento das empresas que utilizam esses cabos. No decorrer dos dias, com o volume de caminhões entrando na nossa cidade, percebemos muitos fios arrebentados e também uma desorganização. Então, nessa operação, que teve início em setembro, mas agora, efetivamente, cerca de 12 equipes estarão trabalhando, organizadas no setor, partindo pela avenida das Figueiras, de acordo com as condições climáticas e com a capacidade dessas organizações”, comentou ele.
Além de cumprir a legislação, a ação visa à organização do cabeamento da cidade e à prevenção de acidentes envolvendo fios soltos e/ou em alturas inadequadas. "A preocupação do nosso prefeito e do vice-prefeito é com a vida das pessoas. Hoje, temos um cenário em que percebemos acidentes de trânsito acontecendo por conta desses fios que acabam ficando soltos, seja por uma questão de ventos, árvores ou até mesmo pelos caminhões que entram na nossa cidade nesse período de obras da BR-163, e essas ocorrências vêm aumentando”, ressaltou Gonçalves.
O responsável pela Relação Institucional e Governamental da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Caio Rosa Bocorni, orienta os empresários a verificarem a regularidade das empresas com as quais mantêm contrato ativo para o fornecimento desses serviços.
“E você, lojista que ficar, porventura, sem internet, verifique se sua operadora está registrada dentro do município. Caso ela não esteja regular, o problema é solucionável e os serviços serão restabelecidos o mais breve possível”, concluiu ele.
O programa Cidade Limpa das telecomunicações foi lançado no final do mês de setembro.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Vendas de etanol somam 2,7 bilhões de litros em novembro
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 09h 17min
BR-163 terá 40 ações para prevenção de acidentes até o Carnaval
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 08h 30min
União contrata meia-atacante Cris Magno, campeão pelo Nova Mutum
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 08h 16min
