Noticias
Sinop verticaliza e transforma seu horizonte urbano nos últimos anos
26 de Setembro de 2025 as 10h 19min
Plano Diretor atualizado permite arranha-céus e prédios altos – Foto: Assessoria
O horizonte de Sinop muda rapidamente, com a chegada de prédios altos e arranha-céus em diferentes pontos da cidade. Para a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, o novo zoneamento amplia a verticalização: “Nas avenidas principais não há limite de pavimentos, e em outras áreas permitimos até 70 metros, cerca de 28 andares”, explicou.
O boom construtivo é visível: atualmente, 28 edifícios estão em andamento, e outros 11 aguardam aprovação na secretaria. A atualização do Plano Diretor, sancionada em 2024 pela Lei Complementar 218, orienta o crescimento urbano para as próximas cinco décadas.
Para o prefeito Roberto Dorner a verticalização é prioridade da gestão: “Quando assumimos, nossa proposta era verticalizar a cidade, gerar emprego, renda e tornar Sinop mais uniforme, com cara de metrópole”, lembrou.
No quadrilátero central, delimitado pelas avenidas das Palmeiras, Tarumãs, Jacarandás e Ingás, os prédios podem atingir a altura que o terreno suporta, sem restrições.
Segundo Scheila, a verticalização não se limita ao setor privado. “A nova sede da Prefeitura e projetos de habitação social seguem a mesma lógica, garantindo crescimento ordenado”, afirmou.
O Residencial Nico Baracat, por exemplo, abriga 1.440 famílias, mostrando como o planejamento urbano também beneficia a população.
Nos últimos quatro anos, a cidade aprovou diversos alvarás de construção que consolidam o perfil vertical da região central. “É impressionante ver a transformação em tão pouco tempo. Sinop se consolida como uma metrópole de serviços e atrai pessoas de outros estados”, afirmou Scheila.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Fagundes diz que não vai recuar de candidatura
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 15h 43min
Prefeito e vereadora trocam acusações na Câmara de Cuiabá
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 14h 42min
Secretaria divulga lista com 3,9 mil empresas que ficam fora do Simples
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 13h 42min
