Noticias
Sobretaxa de Trump ameaça exportações do agronegócio
29 de Julho de 2025 as 08h 55min

O agronegócio brasileiro pode perder até US$ 5,8 bilhões em exportações para os Estados Unidos caso se confirme a nova tarifa de 50% anunciada por Donald Trump. A estimativa é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O valor representa uma queda de 48% nas vendas externas ao mercado norte-americano, atingindo diretamente setores como suco de laranja, açúcar, carnes e café. “A tarifa se tornaria impeditiva para o produto brasileiro”, diz a CNA sobre o impacto no suco de laranja, que somou US$ 795 milhões em exportações no ano passado.
Açúcares de cana podem perder 74% do volume exportado, segundo o estudo. Já a carne bovina teria uma redução de 47%, e o café, 25%. A estimativa considera que o aumento da tarifa seria integralmente repassado aos preços, o que reduziria a competitividade dos produtos brasileiros. “Assumiu-se que o choque causado nas tarifas seria integralmente transmitido para os preços de importação”, afirma o documento.
Outros itens como manga, pescados e carne de frango também já sentem os efeitos da medida, mesmo antes de sua aplicação. A sobretaxa anunciada faz parte de uma estratégia do ex-presidente dos EUA, que afirmou mirar países com os quais os americanos “não têm se dado bem”.
Até agora, não há diálogo formal entre os governos. O Planalto e empresários estudam formas de reagir à taxação. Enquanto isso, setores exportadores pressionam por uma resposta diplomática urgente.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min