Noticias
Sobretaxar agronegócio significa estagnar a produção, diz setor
16 de Março de 2023 as 15h 38min

Mato Grosso ultrapassar a produção de soja da Argentina no ciclo 2022/23 é considerado um fator positivo. Contudo, segundo lideranças do agro, o feito vai além da quebra em decorrência ao clima nesta temporada visto no país vizinho ao Brasil.
A taxação da commoditie é o principal ponto para a produção ter estagnado por lá.
Os números vistos entre a produção mato-grossense e argentina de soja foram alguns dos pontos que marcaram a abertura da sétima edição da Farm Show MT, em Primavera do Leste.
“A Argentina estagnou há mais de uma década nos 40, 50 milhões de toneladas e nós sabemos que é devido à tributação em cima de uma commoditie que não tem em nenhum outro lugar do mundo”, pontua Fernando Cadore, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Cadore afirma que se a soja não tivesse sido tributada no país vizinho a produção do grão estaria próxima de 100 milhões de toneladas.
“Que sirva de exemplo para o nosso Brasil. O mercado é soberano. Se o mercado mundial não tem restrição, uma barreira tributária vai desestimular o crescimento. Desestimular a produção agropecuária. Fez com que um país que produzia quase 70% da produção brasileira há uma década atrás produza menos que um estado brasileiro. E, é obvio que se isso acontecer no território brasileiro ou em qualquer parte do mundo vai acontecer exatamente a mesma coisa”, alerta o presidente da Aprosoja-MT.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Guimarães alerta para prejuízo bilionário com cobrança
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 49min
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde para debater prevenção ao suicídio
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 17min
Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 17h 49min