Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 05 de Julho de 2026

Noticias

Soja: após bom desempenho no 1º tri, exportações recuam pela metade

05 de Maio de 2022 as 06h 00min

Exportações bem abaixo das 16,11 milhões de toneladas registradas em abril/21 – Foto: Divulgação

De janeiro a abril deste ano, as exportações de soja do Brasil totalizaram 29,24 milhões de toneladas, ficando abaixo das 31,50 milhões de toneladas embarcadas em igual período de 2021, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O recuo nas vendas do acumulado do ano foi influenciado pelo desempenho das vendas externas em abril. No quarto mês deste ano, as vendas externas de soja chegaram a 8,27 milhões de toneladas, bem abaixo das 16,11 milhões de toneladas embarcadas em abril de 2021.

“As exportações de soja vinham apresentando bom desempenho até o primeiro trimestre, mas já vínhamos alertando que não teríamos produto suficiente para atender a demanda externa e em abril já temos esse forte recuo”, destaca o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira.

Em relação às exportações de milho, o Brasil embarcou 3,40 milhões de toneladas de janeiro a abril de 2021, volume muito próximo das 3,54 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo do ano passado.

Somadas, as exportações de soja e milho do Brasil totalizam 32,64 milhões de toneladas no acumulado do ano até abril, abaixo das 35,04 milhões de toneladas registradas em mesmo período de 2021. Considerando apenas o resultado de abril, as exportações de milho somaram 250 mil toneladas, número acima das 130 mil toneladas embarcadas em mesmo mês do ano passado.

“No ano passado tivemos um cenário de escassez, com safra menor e reduzimos muito as exportações. Para este ano temos uma safra maior, e mesmo com problemas na safrinha, a produção deve totalizar 100 milhões de toneladas em 2021/22”, destaca Ferreira.

Os embarques de soja e milho totalizaram em abril 8,52 milhões de toneladas, muito abaixo das 16,24 milhões de toneladas escoadas em mesmo mês de 2021.

IMPORTAÇÕES

O Brasil segue ativo nas importações de soja e milho. Desde 2018, as compras brasileiras do grão vêm crescendo a cada ano. Em abril, as importações de soja e milho somaram 183 mil toneladas. No mesmo mês de 2018, o volume adquirido do exterior foi de apenas 64 mil toneladas.

“As importações de milho são uma grande surpresa neste ano. Um movimento de mercado, mas que chama a atenção pelo bom volume de safra que deve chegar a 100 milhões de toneladas”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais asfalto em 8 anos do que foi feito em 271 anos de história

Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 04h 25min


Brasil encara Noruega domingo por vaga nas quartas de final

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 12h 22min


Pronunciamentos em cadeia de rádio e TV estão vedados a agentes públicos

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 10h 24min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026