Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 06 de Março de 2026

Noticias

SOJA: Colheita avança, mas excesso de chuva na reta final preocupa

: Umidade elevada dificulta andamento dos trabalhos em algumas regiões

04 de Março de 2020 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A colheita das lavouras de soja está entrando na reta final em Mato Grosso. Até a última sexta-feira, 84% das áreas estavam colhidos, conforme acompanhamento feito pelo Imea. O ritmo ainda é inferior ao da última safra – que tinha 87% das lavouras já colhidos nesta mesma época – mas supera o da média dos últimos cinco anos, que é de 68% para o período.

Apesar do avanço, o cenário é de preocupação para muita gente que ainda tem soja para colher. E o motivo é a chuvarada, que insiste em cair em algumas regiões. No nordeste do estado, por exemplo, a apreensão dos agricultores aumenta a cada dia sem sol. Para não ver a produção ser prejudicada pela água, o jeito é aproveitar os intervalos de sol (ou trégua das chuvas) para entrar com as máquinas no campo – mesmo que a umidade das plantas não seja a ideal.

O agricultor Diego Dallasta está na reta final da colheita da área que cultivou em Canarana. No entanto, ele diz que a maioria dos produtores do município ainda tem mais de 30% das lavouras para colher. “Essa última semana foi muito chuvosa. Ontem no fim da tarde o pessoal conseguiu colher um pouco, mas com umidade muito elevada, entre 18% e até 26%. Quem entrega a produção assim nos armazéns tem descontos que, nestes casos, equivalente a algo em torno de 3 sacas por hectare”, calcula.

De acordo com o Imea, no nordeste de Mato Grosso a colheita chegou a 64,2% da área cultivada. O trabalho por lá está 5,4 pontos percentuais atrasado em relação ao ritmo do ano passado.

Veja Mais

Primeira feira de adoção de cães e gatos será neste sábado em Lucas

Publicado em 06 de Março de 2026 ás 18h 08min


Por que ninguém fabrica carro 100% a etanol?

Publicado em 06 de Março de 2026 ás 16h 41min


Dorner participa de fórum de prefeitos pela educação

Publicado em 06 de Março de 2026 ás 15h 40min


Jornal Online

Edição nº1752 - 07a09/03/2026