Noticias
SOJA: Colheita avança, mas excesso de chuva na reta final preocupa
: Umidade elevada dificulta andamento dos trabalhos em algumas regiões
04 de Março de 2020 as 08h 30min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
A colheita das lavouras de soja está entrando na reta final em Mato Grosso. Até a última sexta-feira, 84% das áreas estavam colhidos, conforme acompanhamento feito pelo Imea. O ritmo ainda é inferior ao da última safra – que tinha 87% das lavouras já colhidos nesta mesma época – mas supera o da média dos últimos cinco anos, que é de 68% para o período.
Apesar do avanço, o cenário é de preocupação para muita gente que ainda tem soja para colher. E o motivo é a chuvarada, que insiste em cair em algumas regiões. No nordeste do estado, por exemplo, a apreensão dos agricultores aumenta a cada dia sem sol. Para não ver a produção ser prejudicada pela água, o jeito é aproveitar os intervalos de sol (ou trégua das chuvas) para entrar com as máquinas no campo – mesmo que a umidade das plantas não seja a ideal.
O agricultor Diego Dallasta está na reta final da colheita da área que cultivou em Canarana. No entanto, ele diz que a maioria dos produtores do município ainda tem mais de 30% das lavouras para colher. “Essa última semana foi muito chuvosa. Ontem no fim da tarde o pessoal conseguiu colher um pouco, mas com umidade muito elevada, entre 18% e até 26%. Quem entrega a produção assim nos armazéns tem descontos que, nestes casos, equivalente a algo em torno de 3 sacas por hectare”, calcula.
De acordo com o Imea, no nordeste de Mato Grosso a colheita chegou a 64,2% da área cultivada. O trabalho por lá está 5,4 pontos percentuais atrasado em relação ao ritmo do ano passado.
Veja Mais
Primeira feira de adoção de cães e gatos será neste sábado em Lucas
Publicado em 06 de Março de 2026 ás 18h 08min
Por que ninguém fabrica carro 100% a etanol?
Publicado em 06 de Março de 2026 ás 16h 41min
Dorner participa de fórum de prefeitos pela educação
Publicado em 06 de Março de 2026 ás 15h 40min
