Noticias
Soja convencional ocupou mais de 65 mil hectares no Araguaia
04 de Fevereiro de 2022 as 07h 30min
Custo de produção também é superior à soja geneticamente modificada – Foto: Divulgação
A soja convencional ocupa uma boa área na região do Vale do Araguaia/Xingu na safra 2021/22. Conforme levantamento da Rádio Interativa, feito junto a armazéns, foram mais de 65 mil hectares com o grão não geneticamente modificado.
O município com a maior área é Gaúcha do Norte, com mais de 18 mil hectares, seguido por Querência com mais de 17 mil. Na microrregião conhecida como Xingu, abrangendo vários municípios, foram cerca de 19 mil hectares.
No Médio Araguaia, em Água Boa a soja convencional ocupou 3,8 mil hectares, em Canarana foram 3,2 mil, em Nova Xavantina 2,3 mil e em Ribeirão Cascalheira mais de dois mil hectares. Outros municípios da região também devem ter pequenas áreas com soja convencional, mas os números não forma levantados.
O prêmio pago a mais pela soja convencional pode chegar aos R$ 35/saca. Porém, vale destacar que o custo de produção também é superior à soja geneticamente modificada e o seu manejo é mais difícil, sendo necessária mais aplicações de defensivos.
Na atual safra, a região Nordeste, que abrange a maioria dos municípios do Araguaia/Xingu, ultrapassou pela primeira vez, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os dois milhões de hectares com soja, se consolidando como a terceira mais região produtora do grão em Mato Grosso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Pivetta dispara: “Senador não ousa ir ao Governo propor negociata”
Publicado em 24 de Abril de 2026 ás 05h 48min
Flávio Bolsonaro acena ao agro, promete Ferrogrão e detona PT: “Mãos sujas”
Publicado em 24 de Abril de 2026 ás 04h 52min
Aenor Para Elas II reforça união, qualificação e protagonismo feminino
Publicado em 24 de Abril de 2026 ás 03h 57min
