Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 17 de Abril de 2026

Noticias

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

07 de Fevereiro de 2026 as 12h 52min

Levantamento é baseado nas visitas do projeto Imea em Campo – Foto: Divulgação

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou a estimativa de produtividade da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso para 64,73 sacas por hectare, alta de 7,06% em relação à projeção anterior, divulgada em dezembro. A produção estadual segue estimada em 50,52 milhões de toneladas, com área cultivada mantida em 13,01 milhões de hectares.

A nova projeção se aproxima do recorde da safra passada, de pouco mais de 66 sacas por hectare. O levantamento é baseado nas visitas do projeto Imea em Campo, conduzido em parceria com a Aprosoja MT, que acompanha o desenvolvimento das lavouras desde dezembro de 2025.

Segundo Rodrigo Silva, coordenador de Inteligência de Mercado Agropecuário do Imea, a regularização das chuvas a partir de dezembro impulsionou o desempenho das lavouras. “As chuvas chegaram com bastante vigor e potencializaram a lavoura. Segundo nossas análises, já há aumento na produtividade nas áreas colhidas”, afirmou.

O início do plantio, afetado por estiagens e realizado fora da janela ideal, gerou preocupação entre os produtores. No entanto, os impactos foram considerados pontuais. A colheita segue avançando nas principais regiões do estado.

Em relação à demanda, a projeção é de estabilidade, com consumo total estimado em 50,20 milhões de toneladas. As exportações devem alcançar 32,10 milhões de toneladas. O consumo interno em Mato Grosso está projetado em 13,24 milhões, enquanto o consumo interestadual deve recuar para 4,86 milhões de toneladas.

Diante desse cenário, os estoques finais da safra 2025/26 foram projetados em 600 mil toneladas, indicando um equilíbrio entre a oferta e a demanda no estado, mais do que o dobro do ciclo anterior. “Se essa produção continuar nesse ritmo, o estoque pode acabar aumentando, e a gente vê os preços bem pressionados, com soja abaixo dos R$ 100 por saca”, alertou Silva. A consolidação dos dados de área cultivada, apurados por geoprocessamento, está prevista para o início de abril.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Beber água quente de manhã faz bem? Entenda o novo viral das redes sociais

Publicado em 16 de Abril de 2026 ás 17h 41min


Elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas

Publicado em 16 de Abril de 2026 ás 16h 40min


Exportações de carne bovina crescem 74% no 1º trimestre

Publicado em 16 de Abril de 2026 ás 15h 39min


Jornal Online

Edição nº1780 - 17/04/2026