Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Setembro de 2025

Noticias

Soja: evolução da coinoculação gera múltiplos benefícios e maior economia ao produtor

18 de Agosto de 2024 as 10h 25min

BioStart consorcia o Azospirillum com a Pseudomonas em uma única biossolução – Foto: Divulgação

A Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) é um dos pilares de sustentabilidade do sistema de produção da soja no Brasil e resulta em um grande benefício para o meio ambiente, por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados. Esse processo tem como principal atuante as bactérias do gênero Bradyrhizobium (responsáveis por captar o nitrogênio atmosférico e transformá-lo em compostos orgânicos).

Posteriormente, após anos de pesquisas lideradas pela Embrapa Soja, em um processo denominado de coinoculação, passou-se a ter o uso no momento da semeadura da soja, de uma bactéria promotora de crescimento vegetal, o Azospirillum, inicialmente utilizada em cultivos como milho, trigo e arroz.

O BioStart, um dos 40 produtos registrados pela Biosphera Agro Solutions perante ao Ministério da Agricultura, se diferencia por associar os benefícios já conhecidos das estirpes Ab-V5 e Ab-V6 de Azospirillum brasilense com a bactéria Pseudomonas fluorescens, que favorece o crescimento das plantas, principalmente pela maior disponibilização de nutrientes, como o fósforo (P), e a produção de sideróforos.

Juntos, proporcionam às plantas mais vigor, melhor nutrição e um sistema radicular bem robusto. “Estas duas importantes bactérias presentes no BioStart quando utilizadas em conjunto com Bradyrhizobium, melhoram a FBN e proporcionam inúmeros ganhos para a soja”, diz André Nakatani, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Biosphera.

Entre esses ganhos, além da melhor nutrição das culturas, o consórcio dessas bactérias, também torna o solo mais favorável para o desenvolvimento das lavouras. “Na soma de todos os fatores, a planta conseguirá se desenvolver melhor e consequentemente vai gerar uma maior produção de grãos. Importante destacar que tanto o Azospirillum quanto a Pseudomonas são encontrados dentro de uma única embalagem, proporcionando praticidade e inovação ao agricultor, que não precisará manusear diversos produtos no momento do plantio”, detalhou Nakatani.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min


Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min


Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem

Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025