Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 12 de Fevereiro de 2026

Noticias

Soja: nova geração de bioinsumos aumenta produtividade em 4,6 sacas/hectare

04 de Setembro de 2025 as 10h 01min

Coinoculação inovadora da Biosphera com sete microrganismos – Foto: Divulgação

Nos últimos dois anos, a Biosphera, empresa brasileira desenvolvedora de biossoluções, realizou mais de 100 ensaios com a cultura da soja em diferentes regiões do Brasil para avaliar a eficiência da combinação dos produtos BioStart + BioAction Power + Nitrosphera. Os resultados comprovam ganhos consistentes, com incremento médio de 4,6 sacas por hectare.

Estes experimentos foram conduzidos em nove estados, abrangendo diferentes tipos de solo, climas, biomas, épocas de plantio e genéticas de soja, o que garante robustez e representatividade às análises. Somadas, essas regiões representam mais de 40 milhões de hectares de soja no país.

“Nosso compromisso é transformar ciência em resultado para o produtor. Essa nova geração de biossoluções é fruto de pesquisas intensas que uniram sete microrganismos selecionados para atuar em sinergia no solo, trazendo maior equilíbrio, vigor e resiliência às lavouras”, destaca André Nakatani, doutor em microbiologia agrícola e gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

O solo agrícola deixou de ser visto apenas como suporte físico das plantas. Hoje, é reconhecido como um ecossistema dinâmico e complexo, onde bilhões de microrganismos interagem com raízes, minerais e matéria orgânica. Essa atividade invisível regula processos decisivos para o desenvolvimento da lavoura e, consequentemente, para sua produtividade. 

Com o uso integrado do BioStart e do BioAction Power, agrega-se ao sistema microrganismos como Azospirillum, Pseudomonas e diferentes espécies de Bacillus com funções convergentes, estimulando alterações estruturais e bioquímicas na planta, produzindo ampla gama de compostos bioativos, promovendo a bioindução vegetal e a formação de biofilme microbiano.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Prefeitura de Matupá decreta situação de emergência após enchente

Publicado em 11 de Fevereiro de 2026 ás 19h 41min


Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1735 - 12/02/2026