Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 18 de Março de 2026

Noticias

SOJA: Pouca chuva leva ao atraso da semeadura

Menos de 1% das áreas foram semeadas até o momento

30 de Setembro de 2020 as 12h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A semeadura de soja 2020/21 teve início em Mato Grosso e apresentou 0,75% das áreas semeadas até a última sexta (25). O menor volume de chuvas até então atrasou os trabalhos a campo, que estão 1,93 p.p. abaixo da média dos

últimos cinco anos, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em boletim semanal.

Como a previsão para os próximos 30 dias (Tempo Campo) indicam chuvas entre 25 e 50 mm para a maior parte do estado, os trabalhos podem acelerar nas próximas semanas, principalmente na região norte, em que os volumes podem superar os 100 mm.

Uma das situações que pode ocorrer, ressalta o Imea, é a concentração da semeadura em poucos dias, o que poderá levar à concentração da época de desfolha e maturação da soja.

Porém, salienta o Instituto, o agricultor costuma escalonar o cultivo da soja de acordo com o ciclo de cada cultivar, sem falar da tendência crescente do uso de cultivares de ciclo super precoce, o que pode amenizar esse possível problema.

Veja Mais

O fim do PC como conhecemos? AMD lança a era do Computador de Agentes

Publicado em 17 de Março de 2026 ás 17h 29min


Matupá é destaque estadual e entra no Top 10 do Prêmio Alfabetiza MT 2026

Publicado em 17 de Março de 2026 ás 16h 29min


Estado anuncia pacote de R$ 86 milhões para Cláudia

Publicado em 17 de Março de 2026 ás 15h 28min


Jornal Online

Edição nº1759 - 18/03/2026