Noticias
Soja: safra e exportações caminham para novos recordes em 2025
22 de Outubro de 2025 as 17h 18min
Produção recorde é impulsionada por expansão da área plantada e forte demanda externa – Foto: APPA
O Brasil se aproxima de um novo recorde na produção e exportação de soja em 2025. Segundo Ana Luiza Lodi, especialista em Inteligência de Mercado da StoneX, a safra 2025/26 está projetada em 178,7 milhões de toneladas, apoiada pelo aumento da área plantada, que deve chegar a 48,3 milhões de hectares, e pela recuperação da produtividade no Rio Grande do Sul, alternando com o Paraná como segundo maior produtor nacional.
“O plantio está mais avançado que no ano passado, e o retorno das chuvas está sendo monitorado de perto. Atrasos iniciais não significam necessariamente prejuízos, mas podem impactar culturas de segunda safra, como milho e algodão”, destaca Ana Luiza Lodi.
As exportações seguem aquecidas, com expectativa de 107 milhões de toneladas em 2025. O desempenho é sustentado pela forte demanda externa, especialmente da China, além do mercado interno de biocombustíveis. O aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel contribui para a elevação do consumo de óleo de soja e reforça a competitividade do setor no mercado global.
O fenômeno La Niña, com possibilidade de persistência até o início de 2026, representa o maior risco climático para a região. O esfriamento das águas do Pacífico equatorial pode gerar clima mais seco no sul do continente, impactando Argentina, Uruguai, Paraguai e regiões do Sul do Brasil.
Apesar disso, as previsões apontam que o La Niña será de curta duração e baixa intensidade, o que tende a mitigar efeitos negativos. Temperaturas mais amenas e chuvas acima da média em outras regiões brasileiras também podem favorecer o desenvolvimento das lavouras.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
