Noticias
Sojicultores temem excesso de chuva durante a colheita
24 de Dezembro de 2021 as 10h 00min
Antes em falta, hoje a chuva está em excesso – Foto: Divulgação
A chegada antecipada da chuva ajudou na implementação das lavouras de soja em Mato Grosso nesta safra. Entretanto, a projeção de volumes acima da média para janeiro, época da colheita, preocupa os sojicultores. Exemplo disso é o caso de André Luiz Pezzini, que plantou 2,2 mil hectares da oleaginosa em Campo Verde e viu o pluviômetro de sua propriedade registrar 400 mm nos últimos dias.
Um processo judicial está pedindo ao tribunal federal de apelações em San Francisco que cancele o registro do herbicida dicamba na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Ele espera colher mais de 70 sacas de soja nesta temporada, mas teme que a chuva se intensifique, atrapalhando a retirada do grão do solo. “Temos que estar preparados e tentar nos antecipar um pouco, tentar dessecar, colher um pouco antes e continuar plantando materiais que tolerem essa chuva na colheita”, avalia.
Pezzini faz coro com o sentimento de todos os agricultores do país ao avaliar a alta crescente dos custos de produção e esperar que a próxima safra tenha preços ainda maiores.
Já o produtor de soja Jorge Piccinin Filho tem histórico de perdas na lavoura por excesso de umidade em plena colheita. Em 2013, um alagamento deixou prejuízos de cerca de 50% em sua produção.
Nesta safra, ele cultivou 4,6 mil hectares da oleaginosa e, apesar de ter ficado satisfeito por conseguir semear dentro da janela ideal, teme que as previsões de elevado índice de chuva prejudiquem a finalização dos trabalhos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Blue Origin reutiliza foguete New Glenn pela primeira vez em marco histórico
Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 17h 30min
Condutor fica ferido em acidente entre caminhonetes e carreta em Campo Novo do Parecis
Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 16h 29min
PM prende homem e fecha garimpo ilegal em Novo Mundo
Publicado em 21 de Abril de 2026 ás 15h 29min
