Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Sorgo: colheita com carga limpa pode garantir maior rentabilidade ao produtor

28 de Julho de 2025 as 08h 28min

Classe agrícola pode atingir maior nível de qualidade nos grãos – Foto: Divulgação

À medida que o mercado de grãos se torna mais exigente, o produtor rural que busca competitividade e rentabilidade precisa ter um olhar além do volume colhido. A qualidade da produção, especialmente no caso do sorgo, vai impactar diretamente nos ganhos financeiros no final do ciclo, portanto é preciso atenção desde e planejamento, pré-plantio, ao pós-colheita.

Entre todos os cuidados de manejo, a colheita “carga limpa” merece atenção especial. O termo refere-se à mínima presença de impurezas, como palha, sementes daninhas, galhos, pedras ou terra. Quanto mais limpa a carga, menores são os descontos aplicados nos armazéns e tradings, e maior é o aproveitamento do grão durante o beneficiamento.

Em muitos casos, o produtor pode ganhar até 10% a mais no valor final apenas pela qualidade superior da carga entregue. Além disso, uma carga limpa reduz os custos com secagem e armazenamento, minimiza riscos de fermentação e facilita o transporte, gerando eficiência em toda a cadeia.

Neste cenário, aliando essa prática ao uso de ferramentas avançadas, tornam-se aliados estratégicos para o sucesso na lavoura, a escolha da semente certa. A Advanta Seeds, referência em melhoramento de sorgo, por exemplo, desenvolveu a tecnologia Igrowth, a primeira solução do mercado criada para o cultivo de sorgo, conferindo tolerância aos herbicidas da família das imidazolinonas.

Essa inovação permite o controle eficaz de plantas daninhas, tanto em pré quanto em pós-emergência, sem prejudicar a cultura. É uma tecnologia não transgênica, criada por meio de mutagênese, ou seja, não foi geneticamente modificada. “Com essa inovação, o produtor tem mais liberdade no controle de plantas daninhas, que são grandes vilãs na hora da colheita, contribuindo para cargas sujas e perdas de produtividade”, destacou, o engenheiro agrônomo Pedro Lima, gerente de marketing da Advanta Seeds.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Protetores bacterianos são essenciais para o sucesso da inoculação na soja

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 07h 43min


Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min


Cidinho garante BR-163 duplicada de Sinop a Rosário até o final de 2026

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 05h 42min


Jornal Online

Edição nº1654- 15/10/2025