Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Noticias

Sorgo igrowth é opção rentável para a cobertura de solo na reforma do canavial

21 de Fevereiro de 2025 as 09h 26min

Tecnologia pode proporcionar ainda uma terceira opção de renda ao canavicultor – Foto: Divulgação

O Brasil se consolidou como maior produtor e exportador de cana-de-açúcar do mundo, alcançando na safra 2023/24, uma colheita acima de 700 milhões de toneladas, o que garantiu o novo recorde histórico.

Para continuar avançando, os canavicultores precisam superar diversos obstáculos, entre eles, as questões das instabilidades climáticas e mercadológicas. Além disso, outro fator que pode impactar no desenvolvimento da cultura são as plantas daninhas.

Segundo o engenheiro agrônomo Thiago Carvalho, Gerente Regional Comercial da Advanta Seeds, as plantas daninhas representam um dos maiores desafios para manejo e produtividade da cana-de-açúcar.

Entre elas, a que causa maior preocupação é a grama seda (Cynodon dactylon), uma invasora de controle extremamente difícil e que compete extraindo água e nutrientes. “Sua agressividade e facilidade de propagação a tornam um verdadeiro vilão para os canaviais e podem gerar perdas de até 85% quando não controladas adequadamente. Além disso reduzem o número de cortes e a vida útil do canavial, algo que é bem oneroso”, destacou.

O controle tradicional para a grama seda depende de aplicações de herbicidas como glifosato e imazapir, seguido de gradagens pesadas para “picar” a planta daninha e incorporar os produtos, onde o imazapir possui alto efeito residual no solo.

Essa prática, apesar de ser uma ferramenta eficiente, traz consigo uma série de consequências indesejáveis, como impacto em outras culturas, período de pousio de 90 a 120 dias sem cultivo após a aplicação e riscos de erosão. Afinal, com a terra “descoberta” por tanto tempo, o solo torna-se altamente suscetível a chuvas e ventos.

Para evitar essa erosão que impactaria diretamente na fertilidade e estrutura do solo e posteriormente no desenvolvimento da cana-de-açúcar, é de praxe realizar a rotação de culturas na área. Dentre as opções, as mais comuns são o amendoim e crotalaria.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Indicador de escala de abates em MT apresenta queda em 2025

Publicado em 21 de Fevereiro de 2025 ás 12h 29min


Sinal de telefonia móvel 4G pode chegar em áreas rurais

Publicado em 21 de Fevereiro de 2025 ás 11h 29min


TikTok retorna às lojas de aplicativo da Apple e do Google nos EUA

Publicado em 21 de Fevereiro de 2025 ás 10h 27min


Jornal Online

Edição nº1489 22/02/2025