Noticias
Sorgo revela potencial para cerveja sem glúten
24 de Abril de 2026 as 08h 51min
Cooperação transforma grão ancestral em um produto inovador – Foto: Divulgação
O Brasil consome, em média, 69 litros de cerveja por pessoa ao ano e a demanda por cervejas artesanais sem glúten cresceu com a maior conscientização sobre a doença celíaca.
Para atender a esse público, cervejarias estão substituindo trigo e cevada por outros insumos como arroz, milho, milheto e mais recente o sorgo.
Além de permitirem a criação de novos sabores, esses grãos são altamente nutritivos e sustentáveis. Essa união de inovação, saúde e sustentabilidade garante um forte potencial de crescimento para o mercado de cervejas sem glúten.
Atenta a esse cenário e comprometida com inovação, sustentabilidade e diversificação de uso do sorgo no mercado brasileiro e internacional, a Advanta Seeds Brasil, em parceria técnica com a cervejaria paulista, X Craft Beer, desenvolveu um lote experimental de cerveja à base de sorgo.
Com receita exclusiva, o projeto evidencia, na prática, a versatilidade do sorgo como ingrediente estratégico para a indústria de bebidas.
A iniciativa teve como objetivo principal demonstrar o potencial técnico e sensorial do grão ancestral, contribuindo para ampliar sua percepção além dos usos tradicionais e abrindo espaço a cultura. Segundo Aline Silva, responsável na área de inteligência de mercado da Advanta, a iniciativa reforça a visão da empresa de conectar campo, inovação e novas oportunidades.
Embora a cerveja não esteja disponível comercialmente, o projeto cumpre seu papel como demonstração técnica e sensorial das possibilidades do cereal. “O sorgo ainda é muito associado a uma cultura secundária, utilizada em safrinha, com destinação a ração ou biocombustíveis. Com essa iniciativa, buscamos provocar uma mudança de percepção, mostrando que ele também pode ser protagonista em produtos inovadores, conectando agricultura, indústria e consumidor final“, explica a profissional.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Oceanos esquentam e quebram recordes de temperatura às vésperas de super El Niño
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 18h 09min
Sorriso repassa R$ 300 mil a três instituições
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 17h 09min
Corregedoria da GCM de Lucas do Rio Verde passa a atender em novo endereço
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 16h 08min
