Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 29 de Junho de 2024

Noticias

Sorriso: ação integrada orienta banhistas em locais com alto índice de afogamentos

26 de Junho de 2024 as 12h 11min

15 pessoas morreram afogadas entre os anos de 2023 e 2024, em Sorriso – Foto: Divulgação

Calor intenso, ingestão de bebidas alcoólicas e o grande fluxo de banhistas em rios e lagos. Somente no município de Sorriso, essa combinação foi responsável pela morte de 15 pessoas, entre os anos de 2023 e 2024.

Para evitar que momentos de recreação sejam interrompidos por tragédias, forças de segurança do Município realizaram uma ação conjunta a fim de orientar e conscientizar banhistas em três pontos espalhados ao longo do Rio Lira (MT-242 - saída para Nova Ubiratã, Poção da Zona Leste e “Corgão”).

“A fiscalização consiste em quatro fases distintas. Sendo que a primeira delas que começa pela identificação dos proprietários das áreas frequentadas por banhistas. Em seguida, é feito a abordagem individual em que são repassadas orientações sobre os riscos de afogamentos e a parte fiscalizatória para inibir a comercialização irregular de bebidas e produtos de gêneros alimentícios nesses locais. Simultaneamente, a Polícia Militar faz a checagem dos banhistas”, explica o sargento Bombeiro Militar da reserva remunerada e coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos.

Ainda de acordo com o militar, durante a fiscalização foram constatadas irregularidades como a suposta cobrança de entrada para acesso aos locais de banho, veículos em desacordo com as especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre outras. “A maioria desses locais está sendo usado sem autorização, mas isso não exime a responsabilidades dos proprietários dessas áreas”, emenda.

“Importante frisar que nesse primeiro momento a ação integrada tem o condão preventivo. Estamos conscientizando a população sobre os riscos, quais locais de banho são muito perigosos para a diversão em família e como agir em caso de afogamentos”, contextualiza o comandante da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, tenente Thiago Soares Reis.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Obras de duplicação da BR-163 terão início imediato após assinatura em Sinop

Publicado em 29 de Junho de 2024 ás 06h 07min


Audiência pública na Assembleia debate saúde mental materna

Publicado em 28 de Junho de 2024 ás 18h 11min


Pessoas com diabetes têm 1,5 mais chance de ter um AVC

Publicado em 28 de Junho de 2024 ás 16h 06min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024