Noticias
Sorriso avança na regularização ambiental de imóveis rurais
22 de Setembro de 2025 as 13h 29min

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Clóvis Picolo Filho, esteve em Cuiabá para reunião com a superintendente de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luciane Bertinatto. O encontro marcou um passo importante para a formalização de um termo de cooperação técnica entre Estado e Município, visando acelerar a análise e validação do CAR, documento essencial para a regularização ambiental dos imóveis rurais.
Hoje, a demora na validação do CAR é um dos principais entraves para os produtores de Sorriso, que dependem do deferimento do cadastro para ter acesso a licenças, financiamentos e demais benefícios ligados à atividade agropecuária. A parceria com o Estado busca justamente reduzir esses gargalos e tornar o processo mais ágil e eficiente, garantindo segurança jurídica e maior previsibilidade aos agricultores locais.
Desde que assumiu a gestão da licença ambiental descentralizada, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) tem buscado soluções para tornar a regularização mais acessível.
A criação da Zona de Desenvolvimento Agroambiental (ZDA), coordenada pela secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cristiane Santos, fortaleceu o diálogo com o Estado e evidenciou a necessidade da cooperação técnica para ampliar o acesso às informações e dar maior autonomia ao município na condução dos processos.
“Com essa parceria, teremos condições de atender de forma mais rápida e eficiente às demandas relacionadas ao CAR, garantindo segurança jurídica e agilidade aos agricultores, além de fortalecer a gestão ambiental no município”, afirmou Clóvis Picolo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mercado segue pressionado por safra nova e importações
Publicado em 22 de Setembro de 2025 ás 15h 24min
Eduardo Botelho minimiza articulações sobre 2026
Publicado em 22 de Setembro de 2025 ás 14h 24min
Porsche é apreendido durante operação da Polícia Federal
Publicado em 22 de Setembro de 2025 ás 11h 28min