Noticias
Sorriso busca alternativas para regular pacientes internados em UPA Sara Akemi Ichicava
02 de Agosto de 2023 as 05h 32min

O alto número de pacientes que permanecem internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava e a dificuldade para regulá-los para atendimento para hospitais de referência tem preocupado a Administração de Sorriso.
E é para falar desse quadro que o gestor da pasta de Saúde, Luis Fábio Marchioro, teve uma reunião nesta terça (1º), em Cuiabá com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Até segunda (31), eram 22 pacientes internados aguardando regulação – não há ninguém aguardando vaga para UTI.
Em reunião com o prefeito Ari Lafin, Marchioso apresentou a situação. “Não temos capacidade técnica para a internação de pacientes, muito embora, estamos acolhendo pacientes tanto de Sorriso como de toda a região Norte do Mato Grosso”, detalhou.
“Para dar conta de todo o volume, nós intensificamos a equipe da UPA. Também reforçamos a disponibilidade de equipamentos e de medicamentos, mas ainda assim, temos muitos pacientes que precisam ser transferidos para serviços hospitalares com maior capacidade e suporte técnico”, diz.
Segundo o gestor, há na UPA pacientes classificados como vaga zero, que teriam que ser transferidos imediatamente. Porém, de acordo com a regulação do Estado, os hospitais de referência também estão com os leitos lotados. “Enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA, mas precisamos pedir o apoio do estado”, reforça.
Lafin pontua que, além de levar a situação para o secretário estadual de saúde, o Município também está à disposição para atuar em parceria na busca de soluções. “Temos ciência de que esse é um problema enfrentado pelo Estado inteiro”, ressalta.
O prefeito acrescenta ainda que o Município está reformando e ampliando completamente a UPA Sara AKemi Ichicava. “Com a estrutura maior, iremos ampliar o número de leitos disponíveis. Porém, nossa preocupação no momento é com aqueles pacientes que estão em caso de maior gravidade e que precisavam ser transferidos, por isso vamos atrás de alternativas viáveis para todos e que atendem as necessidades dos nossos pacientes”, frisa.
Para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de UBSs.
Contudo, reforça o gestor, sempre que o atendimento envolver situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Liquida Sinop promete agitar a Praça da Bíblia com 12 horas de ofertas
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 08h 12min
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min