Noticias
Sorriso busca inspiração em parque tecnológico paulista
30 de Abril de 2025 as 14h 25min
Meta é fortalecer tecnologia e empreendedorismo no município - Foto: Assessoria
Uma comitiva formada por representantes da Prefeitura e da Câmara de Sorriso esteve no Parque Tecnológico de São José dos Campos, um dos maiores centros de inovação do país. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento do complexo e avaliar a possibilidade de replicar modelos semelhantes no município mato-grossense.
A missão contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Clovis Picolo Filho, do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ronei Mazzardo, do presidente da Câmara, Rodrigo Materazzi, além dos vereadores Emerson de Oliveira e Gringo do Barreiro. O contato com o Parque Tecnológico paulista foi iniciado em março, quando representantes do Programa de Incentivo à Tecnologia (PIT) visitaram Sorriso para apresentar propostas de estímulo à inovação local.
Criado em 2006, o complexo ocupa uma área de 15 milhões de metros quadrados. Reúne atualmente 152 empresas, seis institutos de ciência e tecnologia e dez instituições de ensino superior, como Unifesp, Unesp e Fatec.
Empresas de peso, como Avibras e Nestlé, mantêm centros de inovação dentro do espaço. O Parque também gerencia o Nexus, hub de empreendedorismo que conecta mais de 300 empresas, e é responsável pela organização de dois clusters estratégicos: o Aeroespacial Brasileiro e o APL TIC VALE.
O primeiro é referência latino-americana no setor aeronáutico e espacial. O segundo impulsiona a tecnologia da informação no Vale do Paraíba. A agenda da comitiva inclui reuniões técnicas e visitas guiadas para análise de programas de fomento à ciência e à inovação.
Segundo o secretário Clovis Picolo Filho, o contato direto com experiências consolidadas pode acelerar projetos locais. “Queremos buscar modelos de sucesso para criar um ecossistema que favoreça o desenvolvimento sustentável em Sorriso”, afirmou.
O presidente da Câmara, Rodrigo Materazzi, também defendeu o investimento em inovação como ferramenta de crescimento econômico. “Não podemos ficar para trás na corrida tecnológica. É fundamental preparar o município para o futuro”, disse o parlamentar.
A expectativa é que as informações coletadas sirvam de base para a estruturação de novas políticas públicas voltadas à tecnologia e ao empreendedorismo. Não há, por enquanto, previsão oficial de implantação de um parque semelhante no município.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
