Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

Sorriso busca soluções para garantir celeridade no atendimento da saúde

11 de Junho de 2025 as 10h 21min

Reunião em Cuiabá – Foto: Divulgação

  

Buscar soluções para a saúde. Foi com esse objetivo que o vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini, o secretário de Saúde, Vanio Jordani e os vereadores Toco Baggio, Jane Dellalibera e Darci Gonçalves, participaram ontem, 05 de junho, de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde. “Buscamos alinhamento com o Estado, pois Sorriso enfrenta desafios significativos na gestão da demanda por atendimentos de urgência e emergência, especialmente na UPA Sara Akemi Ichicava”, pontua Acácio.

O gestor da pasta da Saúde sorrisense, Vanio Jordani, frisa que a UPA Sara Akemi Ichicava já chegou a registrar até 525 atendimentos em 24 horas. “Hoje enfrentamos ausência de leitos de retaguarda e o limite na oferta de serviços de especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) agrava a situação, resultando em sobrecarga da UPA e encaminhamentos frequentes para outros municípios”, diz Jordani.

Na conversa com o Estado, o Município buscou ações que possam reduzir o tempo de permanência de pacientes que aguardam transferência na UPA; diminuir a taxa de encaminhamentos para outros municípios e estabelecer parceria contratual com o Hospital e Maternidade 13 de Maio, da rede particular do Município.

Jordani lembrou que a UPA de Sorriso foi inaugurada em 2016 e projetada para atender entre 50 a 150 pacientes por dia. No entanto, a demanda atual supera essa capacidade, evidenciando a necessidade de expansão dos serviços.

Hoje, conforme o relatório da Saúde, o ideal é estabelecer dez leitos de enfermaria de retaguarda na UPA para internações clínica e cirúrgica de média complexidade de curta duração. “Essas ações auxiliaram de maneira decisiva no dia a dia da saúde de Sorriso e por isso conversamos com o Estado e buscamos ajuda”, pontua Acácio. A reunião contou com a presença de demais autoridades regionais e estaduais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min


MT amplia aposta em inovação e tecnologia

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min


PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025