Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Chuvas alagam lavouras, causam atoleiros e preocupam produtores

Clima está tenso entre produtores, preocupados com excesso de chuva no Nortão

04 de Março de 2021 as 06h 00min

​​​​​​​Excesso de chuvas preocupa em Sorriso – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Produtores rurais de Sorriso estão preocupados com as fortes chuvas que estão alagando as lavouras. Já são quatro dias sem trégua e um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a situação na região do distrito de Primaveirinha.

“A preocupação está muito grande. Estamos com chuvas há mais de quatro dias sem poder botar as máquinas na lavoura. A gente achou que hoje ia dar uma trégua e não para”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto. “Já temos relatos de perdas no campo e o produtor está muito apreensivo. A gente não sabe nem o que fazer mais, para que lado correr”, acrescentou.

O presidente orientou os produtores a tirarem fotos dos alagamentos e fazerem vídeos. As imagens serão enviadas à Defesa Civil da cidade.

Além dos prejuízos nas lavouras, as chuvas causaram transtornos nas estradas. A Prefeitura de Sorriso informou que equipes da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra) estão mapeando pontos de atoleiros, alagamentos e buracos nas estradas vicinais.

Entre os pontos problemáticos, estão a Estrada do Pau Oco, que foi interditada segunda (1º); a Estrada Ferla; uma estrada paralela ao Assentamento Jonas Pinheiro e também uma via que passa nas proximidades do Abrigo Municipal de Cães e Gatos.

“Neste momento, o que pode ser feito é verificar a situação destes pontos, já definir que tipo de maquinário terá de ser usado e deixar as equipes de prontidão para atuar”, destaca o titular da pasta, Leonir Capitâneo, reforçando que em alguns casos, com chuva, não é possível agir.

No entanto, em outros, pontos, como a Estrada do Pau Oco, os trabalhos iniciaram terça (2), visto que o maquinário necessário pode ser operado com o clima úmido. O secretário explica ainda que cada janela de tempo firme tem sido utilizada para garantir a trafegabilidade dos cerca de dois mil km de estradas vicinais do município, de forma a permitir o escoamento seguro e tranquilo da safra 2020/21.

Veja Mais

Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Em reunião, Nova Rota reforça que não haverá prejuízos para empresários em Sinop

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 06h 32min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024