Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Sorriso cria comitê para agir em crises na saúde

01 de Junho de 2025 as 09h 49min

Grupo vai elaborar plano de ação e dar respostas rápidas - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sorriso oficializou, por meio do decreto nº 1.291, de 27 de maio, a criação do Comitê de Gestão de Crise da Saúde. O objetivo é garantir respostas ágeis e manter a continuidade dos atendimentos prestados pelo sistema público em momentos de sobrecarga ou emergência.

De acordo com o secretário de Saúde, Vanio Jordani, que também preside o comitê, o grupo terá a missão de atuar de forma rápida e coordenada sempre que houver situações críticas, assegurando o acolhimento adequado de pacientes e familiares. “O crescimento acelerado de Sorriso tem impacto direto sobre a rede pública. Aumentou a demanda, e precisamos estar prontos para responder com eficiência e humanidade”, afirmou Jordani.

Segundo ele, o comitê será responsável por construir um plano de ação com diretrizes claras sobre como proceder diante de diferentes tipos de crise — como superlotação, falta de insumos, ausência de profissionais ou problemas estruturais. A proposta é garantir atendimento contínuo e minimizar prejuízos aos usuários.

A criação do comitê foi debatida previamente em reunião realizada no dia 24 de maio, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Alei Fernandes, do vice-prefeito Acácio Ambrosini, de vereadores e da direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O novo grupo será composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da UPA, do Conselho Municipal de Saúde, da Controladoria Geral do Município, da Câmara de Vereadores e de outros setores da Prefeitura envolvidos com a gestão do sistema público.

A primeira reunião oficial está marcada para esta quinta-feira, 30 de maio. Na pauta, a definição das estratégias iniciais do plano de ação e a estrutura de funcionamento do comitê. A expectativa, segundo o secretário, é que o comitê se torne uma ferramenta permanente de articulação, com capacidade de dar respostas rápidas às necessidades da comunidade e reduzir o impacto de eventuais crises no sistema municipal de saúde.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1734 - 11/02/2026