Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

Sorriso disponibiliza brigadistas para auxiliar no combate a incêndios

02 de Julho de 2022 as 15h 50min

Até outubro, queimadas rurais estão proibidas; na cidade, a proibição é durante o ano todo – Foto: Divulgação

Começou nesta sexta (1º) o período proibitivo do fogo em Mato Grosso, que segue vigente até o dia 30 de outubro. Com isso, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo durante esses meses, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. Nas áreas urbanas, o fogo é proibido o ano todo.

As normas do período proibitivo estão dispostas no decreto estadual nº 1.356, de 13 de abril de 2022, que também estabeleceu situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais.

Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares.

Em Sorriso, a Prefeitura contratou dez brigadistas para reforçar o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); e da Secretaria Municipal e Obras e Serviços Públicos.  Os brigadistas serão remunerados com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom).

O responsável pela Compdec, Alberto dos Santos, explica que, em caso de ocorrências de incêndios, deve ser acionado o Corpo de Bombeiros, via 193. “A centralização das chamadas é importante para que o Corpo de Bombeiros possa organizar os atendimentos, estabelecer as prioridades e demandar reforços sempre que necessário”, destaca Alberto, que é sargento BM da reserva.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024