Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

SORRISO: Embaixador e empresários do Irã conhecem potencialidades do agro

Visita foi acompanhada pelo prefeito Ari Lafin e pelo senador Carlos Fávaro

27 de Fevereiro de 2021 as 06h 35min

Irã é responsável pela compra de 70% do milho brasileiro – Foto: Divulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

O embaixador do Irã, Hossein Gharibi, acompanhado de empresários iranianos, esteve em Sorriso nesta semana para conhecer pessoalmente as potencialidades relacionadas ao agronegócio, e estreitar o relacionamento comercial entre Irã e Mato Grosso, em especial a região de Sorriso, maior produtor de grãos do Brasil.

Estiveram acompanhando a comitiva, o senador Carlos Fávaro, deputado federal Neri Geller, e representando o governador Mauro Mendes, o secretário de cultura, Beto Machado. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Ari Lafin, secretários e vereadores, que acompanharam a visita, realizada na usina de biocombustíveis Safras, que produz etanol à base de milho.

O embaixador iraniano Hossein Gharibi, confirmou a intenção em aumentar a relação comercial com o Brasil, em especial com Mato Grosso. “Nossa relação comercial com o Brasil é muito boa, queremos aumentar isso, queremos comprar mais alimentos, pois o Irã tem uma população muito grande e precisamos de comida, como milho, soja e carne, e essa região nos oferece isso”, afirmou.

O embaixador ressaltou ainda, que além de fortalecer a compra de alimentos, pretende vender para o Brasil, produtos que são fornecidos pelo Irã, que são utilizados principalmente na produção agrícola.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância de Sorriso, considerada a Capital Nacional do Agronegócio, em estar estreitando os laços com empresários iranianos. “Estamos felizes em estar apresentando as potencialidades de Sorriso, que se destaca pela sua forte produção agrícola, aliada à responsabilidade sustentável e geração de emprego e renda, contribuindo com a economia do país”, disse.

O senador Carlos Fávaro, ressaltou o vínculo comercial do Irã com Mato Grosso. “Nosso estado se consolida cada vez mais com grandes oportunidades para investidores internacionais, o Irã é prova disso, é o segundo país que mais compra produtos de Mato Grosso, tenho certeza de que essa relação só vai aumentar com a visita deles aqui em Sorriso”, comentou.

O Irã é um grande parceiro comercial do Brasil. Quem confirma isso é o deputado federal Neri Geller. “Essa visita vai trazer muitos benefícios para Sorriso e região, este relacionamento é muito importante, afinal, o Irã é um grande parceiro comercial do Brasil, comprando cerca de 70% do milho que é produzido aqui”, comentou Geller.

Além de conhecer as estruturas da indústria, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar o processo de produção do etanol, à base do milho, e ainda acompanharam o processo de colheita da soja.

Um dos proprietários da indústria e ex-prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, disse estar feliz em receber a comitiva iraniana. “É uma satisfação enorme receber a comitiva de iranianos, apresentar a eles o cultivo da soja, todo o processo de produção do álcool, por meio do milho, assim como o DDG, importante nutriente do milho, utilizado principalmente para alimentação de animais de corte”, destacou Rossato.

Além de ser o país que mais importa milho do Brasil, o Irã também avançou na compra de soja, sendo o segundo produto brasileiro mais comprado pelos iranianos. Outro alimento muito procurado é a carne, o Irã é um dos cinco países que mais consome a carne brasileira, confirmando a importante relação comercial existente entre os dois países.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024